Temas de Filosofia, de Gerd Bornheim (1929-2002)

O Programa de Pós-graduação em Artes informa a publicação da obra Temas de Filosofia, de Gerd Bornheim (1929-2002), organizado pelo coordenador-adjunto do PPGA/UFES, Prof. Dr. Gaspar Leal Paz, junto à Universidade de São Paulo e à Université Paris 1 (Panthéon Sorbonne) - Prefácio de Renato Janine Ribeiro.

Reunião de ensaios de Gerd Bornheim, organizados por Gaspar Paz, que compreende escritos compilados pelo autor produzidos entre 1988 e 1997, importantes para o entendimento da obra do filósofo. Nos ensaios destaca-se sua atenção aos acontecimentos culturais, como suas colocações a respeito da estética e da filosofia da arte, “principalmente pela maneira instigante com a qual ele buscou orientar seus posicionamentos, aventurando-se pelo claro-escuro da compreensão de seu próprio tempo”, de acordo com a apresentação de Gaspar Paz. Em seus escritos, destaca a dimensão histórica que deve ser enfocada na pesquisa filosófica, notável em sua preocupação com os problemas contemporâneos e suas articulações político-práticas. Temas como a política, a ecologia, a educação, as expressões artísticas, as ciências são alguns dos temas abordados nos ensaios deste volume, fruto de pesquisa de pós-doutorado do organizador.