Autoavaliação

PLANO DE AUTOAVALIAÇÃO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES DA UFES

1 - HISTÓRICO DO PROGRAMA

O Programa de Pós-Graduação em Artes da Universidade Federal do Espírito Santo (PPGA- UFES) constitui unidade administrativa da Universidade Federal do Espírito Santo e um dos setores que concentram a pesquisa e o ensino da Arte vinculados ao Centro de Artes (CAR). O PPGA foi criado em 2006, sendo o Mestrado Acadêmico em Artes homologado pelo CNE (Port. MEC 1077, de 31/08/2012, DOU 13/09/2012, sec. 1, p. 25). Número de créditos para titulação em disciplinas: 24; Número de créditos para titulação pela conclusão da dissertação: 12; Número de créditos para Estágio docência: 02; Periodicidade de seleção: Anual.

O PPGA iniciou suas atividades acadêmicas em agosto de 2006 com a finalidade de formar Mestres e consolidar a pesquisa acadêmica em Artes na Universidade Federal do Espírito Santo. Possui como área de concentração em ARTE E CULTURA, por meio da qual se discute  a Arte como sistema cultural que promove uma sólida interface entre prática e teoria na formação artística, histórica e social, tendo como principal objetivo a formação de pesquisadores e docentes capacitados para atuação no campo das artes e da cultura, focando no impacto desses estudos no desenvolvimento regional e em suas interfaces interdisciplinares com as dimensões nacionais e internacionais dos estudos estéticos. Existem duas linhas de pesquisa que congregam os atuais projetos dos professores: linha 1: Processos e Linguagens Artístico-culturais; e Linha 2: Interartes e Novas Mídias.

2 - METAS

No ano de 2020, seguindo uma prática já em curso no programa e atendendo ao planejamento da Pró-reitoria de Pesquisa da UFES, resolveu-se apresentar o plano de autoavaliação para alcançar as metas de elevar a nota do PPGA para 4 na próxima avaliação da CAPES e proposição do curso de doutorado.

3 - DO ATUAL ESTÁGIO DA PÓS-GRADUAÇÃO

O Programa de Pós-Graduação em Artes conta no ano de 2020 com 12 (doze) docentes permanentes, todos são professores de Dedicação Exclusiva à UFES. No quadro de docentes, há 02 (dois) professores na categoria de colaboradores, também vinculados à UFES. O curso de mestrado possui 37 alunos regularmente matriculados até dezembro de 2020. Em 2019, titularam-se 17 mestres pelo PPGA.

4 - PROPOSTAS DE INSTRUMENTOS DE AUTOAVALIAÇÃO e PROPOSTA DE CALENDÁRIO ANUAL

1) Ficha de avaliação das disciplinas
2) Ficha de avaliação do evento promovido pelo PPGA
3) Ficha de avaliação acadêmica da produção por docente
4) Ficha de avaliação acadêmica da produção por discente
5) Ficha de desempenho da secretaria administrativa do PPGA
6) Ficha de avaliação do discente do desempenho do PPGA
7) Ficha de avaliação dos Projetos de Dissertação (Qualificação)
8) Ficha de Avaliação de Bancas de Dissertação
9) Ficha de Avaliação dos discentes em relação aos docentes
10) Ficha de avaliação dos docentes em relação ao desempenho dos discentes nas disciplinas ministradas
11) Planilha de pontuação da produção docente

CALENDÁRIO

2021

2022

2023

2024

Ficha

1º.

2º.

1º.

2º.

1º.

2º.

1º.

2º.

Disciplinas

X

X

X

X

X

X

X

X

Evento

X

X

X

X

X

X

X

X

Produção docente

 

X

 

X

 

X

 

X

Produção Discente

 

X

 

X

 

X

 

X

Secretaria

 

X

 

X

 

X

 

X

Coordenação

 

X

 

X

 

X

 

X

Sem. de Dissertação

 

X

 

X

 

X

 

X

Seminário anual de autoavaliação

 

X

 

X

 

X

 

X

Bancas de Dissertação

 

X

 

X

 

X

 

X

 

ANEXO I - FICHA DE AVALIAÇÃO DAS DISCIPLINAS

1 - Considera a disciplina adequada à Área de Concentração do Programa?

 [ ] Pouco   [ ] Bastante [ ] Muito

2 - A disciplina foi ministrada regularmente nos horários e dias previstos?

[ ] Pouco [ ] Bastante [ ] Muito

3 - A disciplina foi desenvolvida adequadamente pelo docente responsável?

[ ] Pouco   [ ] Bastante [ ] Muito

4 - A bibliografia adotada é pertinente ao programa da disciplina?

 [ ] Pouco   [ ] Bastante [ ] Muito

5 - O acesso à bibliografia ocorreu satisfatoriamente?

[ ] Pouco   [ ] Bastante [ ] Muito

6 - Os discentes colaboraram para o bom desempenho da disciplina?

[ ] Pouco   [ ] Bastante [ ] Muito

 

ANEXO II - FICHA DE AVALIAÇÃO DOS EVENTOS

1 - Considera o evento adequado à Área de Concentração do Programa?

[ ] Pouco   [ ] Bastante [ ] Muito

2 - A palestra foi ministrada nos horários e dias previstos?

[ ] Pouco [ ] Bastante [ ] Muito

3 - A palestra foi desenvolvida adequadamente pelo responsável?

[ ] Pouco   [ ] Bastante [ ] Muito

4 - O local, dia e horário da palestra foram adequadamente divulgados?

 [ ] Pouco   [ ] Bastante [ ] Muito

5 - O acesso ao local da palestra ocorreu satisfatoriamente?

[ ] Pouco   [ ] Bastante [ ] Muito

6 - A audiência colaborou para o bom desempenho do palestrante?

[ ] Pouco   [ ] Bastante [ ] Muito

 

ANEXO III - PRODUÇÃO DOCENTE

 

 

Insira a informação nesta coluna

Nome

 

 

Disciplinas Ministradas/ ANO

 

 

Artigos Publicados

 

 

 

A1; A2; B1

 

 

B3; B4;B5

 

Livros Publicados

 

 

 

Até 3 autores

 

 

Mais de 3 Autores

 

Capítulos de Livros

 

 

Anais

 

 

 

Eventos Internacionais

 

 

Eventos Nacionais

 

Trabalhos Técnicos

 

 

Editoria de Periódicos

 

 

Bancas

 

 

 

Doutorado

 

 

Mestrado

 

 

Processos Seletivos

 

Organização de Eventos

 

 

 

Nacionais

 

 

Internacionais

 

Financiamento          de

Pesquisa

 

 

 

Agência de Fomento

 

 

Bolsa Produtividade/ Agência

 

Extensão

 

 

 

ANEXO IV - PRODUÇÃO DISCENTE

 

 

Insira a informação nesta coluna

Nome

 

 

Disciplinas Ministradas/ ANO

 

 

Artigos Publicados

 

 

 

A1; A2; B1

 

 

B3; B4;B5

 

Livros Publicados

 

 

 

Até 3 autores

 

 

Mais de 3 Autores

 

Capítulos de Livros

 

 

Anais

 

 

 

Eventos Internacionais

 

 

Eventos Nacionais

 

Trabalhos Técnicos

 

 

Editoria de Periódicos

 

 

Bancas

 

 

 

Doutorado

 

 

Mestrado

 

 

Processos Seletivos

 

Organização de Eventos

 

 

 

Nacionais

 

 

Internacionais

 

Financiamento          de

Pesquisa

 

 

 

Agência de Fomento

 

 

OUTRO

 

Extensão

 

 

 

ANEXO V - FICHA DE AVALIAÇÃO DA SECRETARIA

1 - A secretaria funciona dentro dos horários previstos pela UFES?

[ ] Pouco     [ ] Bastante [ ] Muito

2 - A secretaria atende com urbanidade o público?

[ ] Pouco   [ ] Bastante [ ] Muito

3 - O contato com a secretaria por meio eletrônico é satisfatório?

[ ] Pouco   [ ] Bastante [ ] Muito

4 - A secretaria disponibiliza os documentos de acordo com o Regimento do PPGA?

[ ] Pouco   [ ] Bastante [ ] Muito

5 - Os procedimentos da secretaria são céleres e adequados?

[ ] Pouco   [ ] Bastante [ ] Muito

6 - Indique no espaço abaixo os serviços que a secretaria pode melhorar.

 

 

 

ANEXO VI - FICHA DE AVALIAÇÃO DA COORDENAÇÃO

1 - A coordenação disponibiliza horário de atendimento presencial?

[ ] Pouco   [ ] Bastante [ ] Muito

2 - A coordenação atende com urbanidade o público?

[ ] Pouco   [ ] Bastante [ ] Muito

3 - O contato com a coordenação por meio eletrônico é satisfatório?

[ ] Pouco   [ ] Bastante [ ] Muito

4 - A coordenação orienta academicamente de forma satisfatória?

[ ] Pouco   [ ] Bastante [ ] Muito

5 - Os procedimentos da coordenação são céleres e adequados?

[ ] Pouco   [ ] Bastante [ ] Muito

6 - Indique no espaço abaixo os serviços que a coordenação pode melhorar.

 

 

 

ANEXO VII - FICHA DE AVALIAÇÃO DA BANCA DE DISSERTAÇÃO

 

1 - A banca de dissertação ocorreu dentro dos horários previstos pelo PPGA?

 [ ] Sim       [ ] Não  

2 - A banca avaliou criteriosamente o candidato?

[ ] Pouco   [ ] Bastante [ ] Muito

3 - O presidente da banca conduziu satisfatoriamente a banca de dissertação?

[ ] Pouco   [ ] Bastante [ ] Muito

4 - A defesa do mestrando foi adequada?

[ ] Pouco   [ ] Bastante [ ] Muito

5 - A dissertação tem afinidade com a área de concentração do PPGA

[ ] Pouco   [ ] Bastante [ ] Muito

 

ANEXO VIII - FICHA DE AVALIAÇÃO DA QUALIFICAÇAO DE DISSERTAÇÃO

1 - A qualificação de dissertação ocorreu dentro dos horários previstos pelo PPGA?

[ ] SIM       [ ] NÃO

2 - O avaliador apresentou análise satisfatória dos projetos?

[ ] Pouco   [ ] Bastante [ ] Muito

3 - O avaliador apresentou sugestões relevantes?

[ ] Pouco   [ ] Bastante [ ] Muito

4 - Os mestrandos compareceram no horário combinado?

[ ] Pouco   [ ] Bastante [ ] Muito

5 - Os mestrandos pareceram interessados em avançar com as críticas dos avaliador?

[ ] Pouco   [ ] Bastante [ ] Muito

 

ANEXO IX - FICHA DE AVALIAÇÃO DO DISCENTE DO DESEMPENHO DO PPGA

1 - O conteúdo das disciplinas obrigatórias oferecidas contribuiu para o aprofundamento na área de concentração do PPGA?

[ ] Pouco   [ ] Bastante [ ] Muito

2 - O conteúdo das disciplinas optativas oferecidas contribuiu para o aprofundamento na área de concentração do PPGA?

[ ] Pouco   [ ] Bastante [ ] Muito

3 - A metodologia empregada nas disciplinas é permite o aprofundamento e análise crítica dos conteúdos ministrados?

[ ] Pouco   [ ] Bastante   [ ] Muito

4 - A orientação proporcionada pelo orientador auxiliou no desenvolvimento da dissertação?

[ ] Pouco   [ ] Bastante [ ] Muito

5 - De forma geral, considera que o Curso foi relevante para seu crescimento acadêmico e profissional?

[ ] Pouco   [ ] Bastante [ ] Muito

6 - Indique no espaço abaixo sugestões para melhoria do PPGA.

 

 

ANEXO X - FICHA DE AVALIAÇÃO DOS DISCENTES EM RELAÇÃO AOS DOCENTES

Ano/semestre: 202__/__

Disciplina:___________________________________________

Docente:____________________________________________

1- O professor responsável pela disciplina demonstra domínio do conteúdo ministrado?

[ ] Pouco   [ ] Bastante [ ] Muito

2 - O professor responsável pela disciplina demonstra domínio da bibliografia indicada?

[ ] Pouco   [ ] Bastante [ ] Muito

3 - Considera que a metodologia adotada pelo professor responsável possibilitou o aprofundamento e desenvolvimento de análise crítica em relação aos conteúdos ministrados?

[ ] Pouco   [ ] Bastante [ ] Muito

4 - O professor responsável incentiva a participação dos alunos nos debates que ocorrem em sala de aula?

[ ] Pouco   [ ] Bastante [ ] Muito

5 - O professor responsável incentiva o desenvolvimento de pensamento crítico a respeito dos assuntos ministrados?

[ ] Pouco   [ ] Bastante [ ] Muito

6 - O professor responsável está aberto à discussão de ideias distintas daquelas por ele defendidas?

[ ] Pouco   [ ] Bastante [ ] Muito

 

ANEXO XI - FICHA DE AVALIAÇÃO DOS DOCENTES EM RELAÇÃO AO DESEMPENHO DOS DISCENTES NAS DISCIPLINAS MINISTRADAS

Ano/semestre: 202__/__

Disciplina:___________________________________________

1 - Os alunos dedicaram-se às atividades propostas?

 [ ] Pouco   [ ] Bastante [ ] Muito

2 - Os alunos demonstraram interesse nas discussões propostas?

[ ] Pouco   [ ] Bastante [ ] Muito

3 - Os alunos demonstraram domínio de conteúdos básicos necessários à compreensão dos temas sugeridos para discussão?

[ ] Pouco   [ ] Bastante   [ ] Muito

4 - Os alunos procuraram realizar o estudo da bibliografia indicada?

[ ] Pouco [ ] Bastante [ ] Muito

5 - Os alunos procuraram ir além da bibliografia indicada?

[ ] Pouco [ ] Bastante [ ] Muito

6 - Considera satisfatório o desempenho dos alunos nas atividades avaliativas?

[ ] Pouco   [ ] Bastante [ ] Muito

7 - Os alunos procuraram participar ativamente das discussões que ocorreram em sala de aula?

[ ] Pouco   [  ] Bastante [ ] Muito

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910