Grupos e núcleos de pesquisa

Grupos:

1) Estética, Artes e Culturas Populares no Brasil
Líder(es): Aissa Afonso Guimarães
Link CNPq: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/6521273805313877

2) Teoria e História da Arte Moderna e Contemporânea
Líder(es): Almerinda da Silva Lopes
Link CNPq: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/4321022631294595

3) Grupo de Estudos em Poéticas do Processo de Criação - LabArtes
Líder(es): Angela Grando
Link CNPq: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/2479243827962025
Página Web: site em construção

4) LEENA - Laboratório de Extensão e Pesquisa em Artes
Líder(es): Aparecido José Cirilo
Link CNPq: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/3534848626630088
Página Web: http://lableena.blogspot.com.br/

5) Crítica e experiência estética
Líder(es): Gaspar Leal Paz
Link CNPq: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/6594355568425182

6) PRÁTICAS E PROCESSOS DA PERFORMANCE
Líder(es): Ricardo Maurício Gonzaga e Yiftah Peled
Link CNPq: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/2599579272253528

Núcleos:

O PPGA conta com Laboratórios e Núcleos que reúnem diferentes grupos de pesquisa com espaço físico próprio. Promovem ações de pesquisa e gerenciam ações de formação Acadêmica na graduação e na pós-graduação, formação de recursos humanos em pesquisa, organização de eventos científicos, editoração de livros, periódicos ou afins, dentre outros. Conta também com 1 Laboratório de Informática que apoia o desenvolvimento dos projetos de pesquisa, principalmente dos discentes do Programa:

  1. Laboratório de Extensão e Pesquisa em Arte (LEENA)
  2. Laboratório de Pesquisa em Teorias da Arte e Processos em Artes (LabArtes)
  3. Núcleo de Restauração
  4. Laboratório de Informática

Todos os Laboratórios ou Núcleos são compartilhados com discentes da graduação e de pós-graduação que integram equipes para desenvolver projetos temáticos e atividades nos grupos de pesquisa do Programa. Cada laboratório dispõe de equipamentos adequados ao desenvolvimento de pesquisa específica, que são mantidos e renovados com recursos de projetos contemplados nos editais da FAPES, da FACITEC, do CNPq ou por meio de renovação periódica através da PRPPG ou do Centro de Artes.

1) LEENA - Laboratório de Extensão e Pesquisa em Arte Criado em 1999, reúne pesquisadores do grupo de pesquisa da base Diretório de Grupos do CNPQ, o LEENA, sob a coordenação do Prof. Dr. José Cirillo. Conta com 2 professores do PPGA, 1 professor colaborador do COS- PUC/SP, 2 outros docentes da graduação, 4 discentes da graduação bolsistas de IC, 5 voluntários e 5 discentes do PPGA. O LEENA também abriga um grupo PET interdisciplinar com 12 bolsistas de diferentes cursos da UFES. Dispõe de um espaço físico com 80 m² para o desenvolvimento de pesquisas sobre o processo de criação nas artes visuais e sobre memória e cultura. O grupo discute o objeto estético a partir de fundamentos em Teoria e História da Arte, assim como da crítica de processo, da crítica literária e da filosofia. O objetivo é reunir professores-pesquisadores do PPGA/Centro de Artes/UFES, do NAP-CG/USP, da PUC/SP e de instituições parceiras numa metodologia interdisciplinar cruzando História e Teoria da Arte, Linguagens Visuais e Crítica Genética, com ênfase aos estudos dos processos construtivos da imagem e da cultura nas cidades contemporâneas. Informações especificas podem ser obtidas no site http://lableena.blogspot.com. Estrutura física: estão instalados nesse laboratório os seguintes equipamentos: 15 microcomputadores ligados à rede da UFES; 5 notebooks; 3 impressoras a laser monocromáticas e 1 impressora a laser colorida; 01 scanner de mesa; 03 câmaras fotográficas digitais; 01 câmera filmadora de mão Sony; 01 projetor tipo datashow, telefone, mobiliário, condicionadores de ar, uma pequena biblioteca especializada. O grupo edita e publica regularmente livros organizados ou autorais, os quais resultam das produções voltadas para o ensino e pesquisa da arte e para a extensão; é também responsável pela organização regular de eventos científicos nacionais e internacionais na área, tanto na UFES como em parceria com instituições nacionais e internacionais.

2) LabArtes - Laboratório de Pesquisa em Teorias da Arte e Processos em Artes O LabArtes agrega pesquisadores do CAR/UFES, provenientes dos departamentos de Artes Visuais e de Teoria da Arte e da Música, do COS- PUC/SP e do IA-UNICAMP, numa metodologia interdisciplinar que aponta para: História, Teoria e Crítica das Artes, Linguagens Visuais e Crítica de Processo, com ênfase nos estudos dos processos construtivos da imagem. O LabArtes é resultado da reestruturação de um grupo maior do qual partiu o Grupo de estudos de processos de criação, organizado em 2004 (Diretório de grupos do CNPq) e mentor do projeto do Programa de Pós-graduação em Artes do CAR/UFES, aprovado pela CAPES em 2006. É coordenado pela Prof.ª Dr.ª Angela Grando e integrado por 7 professores efetivos da UFES e locados no CAR, dos quais 4 são professores do Programa de Pós-graduação em Artes/UFES; 1 professor da PUC/SP, 1 professor da UNICAMP. O Laboratório abriga os discentes que participam de projetos de pesquisa dos professores do grupo ou desenvolvem TG e conta com 5 bolsistas de Iniciação Científica, 11 bolsistas da pós-graduação e 2 pesquisadores voluntários. Esse grupo de estudos fomenta e dá continuidade às pesquisas sobre a relação entre o objeto estético, a imagem, a escrita da história da arte e a prática da crítica, com o foco voltado para a arte brasileira moderna e contemporânea. Estabelece novas relações entre obras, processos, textos e eventos produzidos e/ou realizados no período referencial e que marcam o debate crítico e historiográfico. O recorte temporal escolhido amplia sua dimensão pelo objetivo de estabelecer uma interface com a conjuntura sócio-política-cultural contemporânea e suas repercussões no campo artístico. O LabArtes é um dos vetores de suporte para a linha de pesquisa Estudos em História e Crítica da Arte do Programa de Pós-graduação em Artes.

5) O Núcleo de Restauração é o mais antigo dos núcleos de pesquisa do Centro de Artes. O Laboratório é coordenado pelo Prof. Ms. Attilio Colnago (título de mestre pelo PPGA) e tem na sua equipe de trabalho 3 professores, 1 técnico (mestranda do PPGA) e mais 12 alunos de graduação e iniciação científica, com projetos voltados para a restauração de esculturas e pinturas, principalmente aquelas de origem religiosa. Espaço físico: Dispõe de 90 m² para o desenvolvimento de pesquisas sobre restauração e conservação de bens móveis. A equipe de profissionais do Núcleo de Restauração está em processo de formação para se efetivar como locus da linha de pesquisa Nexos entre arte, espaço e pensamento. Equipamentos: 3 microcomputadores ligados à rede da UFES; 1 notebook; 1 impressora deskjet HP; 1 scanner de mesa; 2 câmaras fotográficas digitais; 1 câmera filmadora de mão; 1 projetor datashow, telefone, mobiliário, condicionadores de ar, uma pequena biblioteca especializada, além de equipamentos específicos para a recuperação e conservação de objetos em gesso e madeira e pinturas sobre tela. Está em estudo a especialização do grupo para o trabalho de recuperação de obras e documentos em papel. Organiza-se também um curso de especialização em Restauração.

6) Laboratório de Informática Conta com dois espaços (um exclusivo dos mestrandos em processo de redação de artigos e dissertações) e modernos equipamentos de captura e formatação de dados. São 50 computadores de mesa com conexão de banda larga e kit multimídia. Funciona regularmente em tempo integral e é administrado pela Direção do Centro de Artes.

Confluência e parcerias entre os laboratórios

O LABARTES congrega atividades de pesquisa e orientações com as atividades de extensão e, sob este ângulo, vários eventos foram organizados, entre os quais cita-se alguns resultados, em parceria com o LEENA: 1 - "Seminário Internacional de Pesquisadores do Processo de Criação" (maio de 2007). Apoio: ITEM-CNRS (Paris); 2 - Congresso Internacional "Processo de criação e interações" (outubro de 2008) no Centro de Artes-UFES - em conjunto com pesquisadores da USP, da PUC/SP e do ITEM-CNRS (Paris); 3 - "Simpósio Internacional de artes visuais: A natureza pública da arte" (junho 2009); 4 - Publicação do livro "Arqueologias da Criação - estudos sobre o processo de criação", editora C/Arte; 5 - Organização do XXIX Colóquio do Comitê Brasileiro de História da Arte; CBHA no espaço do CAR/UFES (2009); 6 - Organização do "X Congresso Internacional da APCG", na PUC-RS (novembro de 2010); 7 - Seminário da Profª Drª Liliane Meffre (Université de Bourgogne), com Seminário sobre Carl Einstein e as possíveis interações possíveis entre arte e antropologia, primitivismo, psicanálise e arte moderna (abril de 2010); 8 - Organização do "II Seminário Internacional de Arte Publico en Latinoamérica", no Centro de Artes/UFES (09 a 12 de novembro 2011). Em 2016, destacamos o evento Poéticas da Criação, organizado pelo LEENA e o LABARTES.

Destacamos ainda as atividades do Projeto Cartografar as Controvérsias na Internet, uma cooperação científica entre pesquisadores que analisam as relações entre redes sociais, poder e Internet, aprovado no Edital CAPES/CNPq; Edital CASADINHO/PROCAD 2011. O desenvolvimento deste Projeto proporcionou a integração entre pesquisadores do LabArtes e do Labic - considerando, entre outras, o escopo de sua coordenação: Fábio Malini (PPGA/UFES, coordenador-geral do Procad), Angela Grando (PPGA/UFES, vice-coordenadora do Procad) e Ivana Bentes (UFRJ, supervisora no PPGCOM Consolidado). Estrutura física: o Laboratório tem aproximadamente 60m², climatizado, com segurança (alarme) e conectado em rede com sistema wireless. Dispõe dos seguintes equipamentos, todos adquiridos com recursos de projetos financiados pela CAPES, pela FACITEC e pela FAPES: 4 microcomputadores desktops; 1 notebook; 1 impressora Multifuncional HP 4355 Officet, 1 impressora HP Laserjet 2600N Color, 1 scanner, 1 projetor tipo datashow, 1 câmara fotográfica digital, telefone e mobiliário em geral.

Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910