Pós-doutorados concluídos
Pesquisador: Antonia Javiera Cabrera Muñoz
Titulação: Doutorado em Literatura (Conceito CAPES 5), Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil, 2009.
Tutor: Ricardo Luiz Silveira da Costa
Projeto de Pesquisa: “A representação imagética do Don Quixote por Javier Zabala”
Vigência do programa: aprovação em Ata do Colegiado de 30/11/2016, Início: 2017 - Término: 09/10/2018.
Agência Financiadora: sem bolsa.
Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/1408929812033417
Resumo do projeto: O presente projeto de pós-doutorado focaliza a obra Don Quijote de la Mancha (2004), uma adaptação do texto de Miguel de Cervantes para crianças de 6 a 8 anos de idade pelo escritor espanhol Carlos Reviejo (1942- ), e ilustrações do artista espanhol Javier Zabala (1962- ). Pretendemos estudar as relações entre as ilustrações de Zabala e os episódios adaptados da obra de Cervantes, de forma a perceber a natureza da representação imagética realizada por Zabala a partir da leitura do texto literário, não só adaptado, como do original, em língua espanhola. Realizaremos três leituras: os episódios selecionados da obra original de Cervantes; a adaptação de Carlos Reviejo e a representação imagética do Dom Quixote por Javier Zabala. A pesquisa contará com suporte técnico tanto da Literatura de ficção quanto das Artes Plásticas.
Palavras-chave: Miguel de Cervantes - Dom Quixote - Javier Zabala - Ilustração contemporânea - Pictograma.
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Pesquisador: David Ruiz Torres
Titulação: Doutorado em Artes, Universidad de Granada, UGR, Espanha, 2013.
Tutor: Aparecido José Cirilo
Projeto de Pesquisa: “APLICAÇÃO DAS NOVAS TECNOLOGIAS EM MUSEUS DO BRASIL. NOVAS FERRAMENTAS DE DIFUSÃO E INTERPRETAÇÃO DO BEM CULTURAL”
Vigência do programa: Início: 01/03/2014 Término: 01/03/2019.
Data de Aprovação do Relatório Final: 26/09/2019.
Agência Financiadora: PNPD/CAPES
Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/0455058699179367
Resumo do projeto: Neste estudo se considera o uso das novas tecnologias e sua aplicação eficaz em espaços expositivos dentro do Brasil, com especial importância às ferramentas como QR-code, geolocalização e realidade aumentada. Mediante a apreciação das diferentes teorias museológicas que falam sobre a mediação tecnológica nestes espaços, e a análise de vários casos práticos, se pretenderá avaliar o grau de incidência destas novas tecnologias no território brasileiro e obter uma visão geral da implantação e potencial real.
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Pesquisador: Elisa Ramalho Ortigão
Titulação: Doutorado em Literatura Comparada, Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil, 2014.
Tutor: Aparecido José Cirilo
Projeto de Pesquisa: “Os saberes do congo, os saberes da Universidade: um estudo sobre a iluminação profana em comunidades populares capixabas”
Vigência do programa: março/2016 a fevereiro/2019. Aprovado em Ata do Colegiado em 13/09/2016, (Edital da FAPES vigência: 36 meses, a partir de março de 2016)
Data de Aprovação do Relatório Final: 26/09/2019.
Agência Financiadora: Edital FAPES/CNPq nº 012/2014-DCR
Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/4365540818438340
Resumo do projeto: As comunidades ligadas ao Congo capixaba compartilham um universo discursivo próprio, que se manifesta principalmente pela fala, com reflexo nas canções das bandas. O objeto desta pesquisa é o universo discursivo da comunidade em torno da Banda de Congo Amores da Lua, da cidade de Vitória. Buscaremos resgatar e entender a sofisticada visão de mundo do grupo, que podemos encontrar na fala cotidiana, nas histórias, lendas e testemunhos, e nas letras das músicas, além de um calendário próprio. A partir do registro destes discursos, será feita a análise, à luz dos estudos acerca da alteridade e das teorias de crítica cultural. Efetuaremos o registro (por meio do audiovisual e da transcrição) das atividades e narrativas desta comunidade congueira, e proporemos uma análise crítica dos dados coletados. Partindo do referencial teórico de Foucault, acerca do conceito de alteridade, identificaremos e analisaremos como os saberes compartilhados pelo grupo constroem um universo de referências próprias, à margem das experiências urbanas da modernidade. As ideias de Walter Benjamin guiarão a coleta e análise das práticas cotidianas e dos rituais, a partir dos conceitos de objeto, de objeto onirokitsch, de arte não-aurática, e de iluminação profana. A primeira etapa do estudo será a transcrição das letras cantadas pelo congo Amores da Lua e suas variações, de modo que um corpus poderá ser estudado, catalogando-se as diferentes funções das músicas e interpretando-as a partir de conceitos benjaminianos. O Congo obedece a um calendário litúrgico próprio, que misturado às suas lendas, produz uma visão particular do correr do tempo. É importante fixar este calendário, ao mesmo tempo que deverá se propor um modo de realizar a sua divulgação que alcance não só as populações urbanas, mas também as comunidades rurais e composta por idosos. O terceiro núcleo da pesquisa é o registro dos relatos de testemunho e das histórias de família, que deverão ser registrados em vídeo, e analisados pelas perspectivas teóricas pertinentes.
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Pesquisador: Aline Prúcoli de Souza
Titulação: Doutorado em Letras, Universidade Federal do Espírito Santo, UFES, Vitória, Brasil, 2016
Tutor: Gaspar Leal Paz
Projeto de Pesquisa: Enlouquecendo o Subjétil: foto/grafias (intra)dizíveis em Eu hei-de amar uma pedra, de António Lobo Antunes.
Vigência do programa: Início: 01/09/2017 Término: 01/09/2019.
Data de Aprovação do Relatório Final: 24/11/2020.
Agência Financiadora: Sem bolsa.
Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/4416978484538362
Resumo do projeto: A singular linguagem plástica desenvolvida pelo escritor português António Lobo Antunes extrapola o meio estritamente verbal e se mostra contaminada por elementos característicos de outras expressões artísticas tais como a Música, a Pintura e a Fotografia. Porém, a relação que se dá entre essas vertentes não se deixa evidenciar explicitamente em sua obra. E, apesar de não ser possível traduzir perfeitamente línguas e linguagens consideradas distintas, acreditamos que o resultado dessas intra-relações, especialmente no que se refere à escrita antuniana, pode ser pensado a partir do que Antonin Artaud chamou de Subjétil. Com base neste conceito, desenvolvido posteriormente por Jacques Derrida no livro Enlouquecer o Subjétil (1986), pretendemos entender de que maneira o romance Eu hei-de amar uma pedra (2004), de Lobo Antunes, se constitui enquanto experiência de tradução (e, portanto, traição) verbo-imagética. Em outras palavras, objetivamos verificar o modo como Lobo Antunes produz foto/grafias quando (e)labora uma narrativa que (nos) a-trai, ao encenar-se como imagem. Intentamos mostrar, finalmente, que em Eu hei de amar uma pedra, o Subjétil deixa de ser mero intermediário de uma transposição, para se transformar em objeto, artefato, parte criativa da obra. Interessa-nos compreender as novas possibilidades de sentido que a fusão entre a Literatura e a Artes Visuais (especificamente a Fotografia) pode suscitar e, desse modo, contribuir com as discussões críticas sobre o tema em uma perspectiva filosófico-artístico-literária. Para isso, faz-se necessário revisitar as primeiras linhas de pensamento sobre a Relação Interartes, bem como compreender as suas atuais configurações. Nossa análise fundamentar-se-á especialmente nos escritos de Jacques Derrida, mas também nas discussões feitas por pensadores que trabalham a/na fronteira entre as variadas linguagens artísticas, tais como Roland Barthes, Didi-Huberman e Anne-Marie Christin. A pesquisa pretende esclarecer, em suma, que a (re)integração de duas áreas artísticas possibilita não apenas o enriquecimento semântico dos objetos artísticos, mas também, e sobretudo, a intensificação da capacidade interpretativa daquele que esteticamente os recepciona.
Palavras-chave: Subjétil; Literatura; Fotografia; Relação Interartes; António Lobo Antunes; Jacques Derrida.
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Pesquisador: Renata Camargo Sá
Titulação: Doutorado em História Social da Cultura, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil, 2005
Tutor: Ricardo Mauricio Gonzaga
Projeto de Pesquisa: "Pintura de Céu: Teoria e Prática"
Vigência do programa: Início: 01/06/2021 Término: 31/05/2022
Data de Aprovação do Relatório Final: 23/06/2022
Agência Financiadora: Sem bolsa
Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/2483682202025710
Resumo do projeto: O presente projeto de pesquisa de pós-doutorado tem como objetivos a produção de um corpo de trabalhos de pintura em acrílico sobre tela, assim como de um texto teórico. Ambos dão continuidade a uma pesquisa iniciada em 2018, cujo fundamento teórico e prático recai sobre a representação do céu na pintura. No texto, encomendado pelo editor Bruno Cany, da casa editorial L'Harmattan, tal como nas pinturas, dedico-me a refletir sobre a ruptura com a clássica relação entre cheio e vazio, iniciada principalmente pelos estudos de nuvens do pintor inglês John Constable, cujos desdobramentos tornaram-se o “tema” central da arte do século XIX. A pesquisa aqui proposta aprofunda e amplia algumas questões sobre a importância da representação do céu (skyscapes) para o desenrolar do modernismo, e se apóia, teoricamente, nas investigações mais recentes no campo da filosofia da linguagem, sobretudo naquelas desenvolvidas pelo filósofo Jacques Poulain, a respeito dos descaminhos do pragmatismo romântico do início do século XIX.
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Pesquisador: Carmelita Minelio da Silva Amorim
Titulação: Doutorado em Letras/Linguística, Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil, 2012
Tutor: David Ruiz Torres
Projeto de Pesquisa: "Clique aqui: arte e mediação tecnológica na alfabetização de adultos"
Vigência do programa: Início: 15/09/2022 Término: 14/09/2023
Data de Aprovação do Relatório Final: 24/11/2023
Agência Financiadora: Sem bolsa
Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/2581414238332873
Resumo do projeto: "A partir de uma experiência vivenciada com uma das moradoras da região rural onde atualmente resido, e vivenciando as dificuldades ali encontradas no cotidiano – ausência de transporte coletivo, recolhimento do lixo com intervalos distanciados, dificuldade de contato para restabelecimento de energia elétrica, interrupção frequente dos serviços de tecnologia – uma situação que mais me chamou a atenção recai nas implicações decorrentes do fato de que boa parte dos moradores não saber ler a escrita e nem ao menos os códigos imagéticos dos aparelhos de tecnologia da comunicação. Com a oportunidade de realizar um estágio pós doutoral, comecei a pensar em um modo de contribuir efetivamente para transformar esse cenário. Embora minha formação seja em Linguística, mais especificamente em Linguística Centrada no Uso, defendo sempre a necessidade do diálogo com outras áreas do conhecimento, que, juntas, podem propiciar efetivas ações de transformação social. Nesse diálogo, destaco a importância da Arte, que, juntamente com a Língua Portuguesa, está situada no campo da linguagem. Nesse contexto, portanto, levanto a seguinte questão: de que modo a linguística centrada no uso e a arte podem contribuir na alfabetização, em sentido ampliado, de adultos residentes no campo com a mediação de tecnologias digitais? Reafirmo a importância do desenvolvimento dos estudos com base nessa junção, pois alfabetizar se desloca de seu objeto inicial, a escrita como representação gráfica da fala, para o escopo da escrita digital, centrada e desenvolvida na interdependência e correlação entre (a busca de) compreender a técnica e apropriar-se de sua utilização no escopo das manifestações sociais, seja no que há de ordenação comunitária, seja no que se reveste de prazer estético."