Defesa de dissertação/tese

Para solicitar o agendamento da defesa de dissertação/tese, o aluno deverá enviar por e-mail à Secretaria do PPGA: 

  a) Arquivo PDF da dissertação/tese;

  b) Formulário de ENCAMINHAMENTO PARA DEFESA DE DISSERTAÇÃO (Não serão aceitos formulários incompletos).

Observações:

1 - A entrega dos documentos acima listados deve ser feita idealmente com antecedência de 30 dias da data prevista para defesa;

2 - Cabe ao orientador e ao mestrando a definição de data e horário para a defesa junto aos demais membros da banca, podendo ser de segunda a sexta-feira, preferencialmente no intervalo das 9h às 12h ou das 14h às 18h. Uma vez definidos data e horário, estes devem constar no formulário de encaminhamento que será enviado à secretaria do PPGA. O aluno deverá consultar a secretaria quanto à disponibilidade de local, data e horário para realização da defesa;

3 - O envio da dissertação/tese aos membros da banca é responsabilidade do(a) próprio(a) aluno, desde que autorizado pelo orientador. Excepcionalmente, caso seja necessário envio de dissertação/tese impressa a algum membro de banca, a Secretaria poderá encaminhar os trabalhos usando os serviços do correio. A secretaria do PPGA deverá ser consultada quanto a essa possibilidade;

4 -  Em regra, os membros da banca precisam ter pelo menos 30 dias para leitura da dissertação/tese, podendo esse prazo ser reduzido caso haja concordância do orientador e da banca;

5 - As informações pedidas no formulário, no campo "Dados do membro externo", são imprescindíveis  para o cadastro da banca no SAPU e na Plataforma Sucupira da CAPES. (Dados bancários do membro externo são necessários apenas em casos em que este venha de outro estado para participar presencialmente da defesa de dissertação. A secretaria do PPGA deverá ser consultada quanto a essa possibilidade);

6 - O membro externo da banca deverá ser externo ao PPGA e à Ufes, conforme Art. 52 § 5º do Regulamento Geral da Pós-Graduação da Ufes.

Após a defesa:

Deverá ser entregue ou enviada por e-mail à secretaria do PPGA a ata da defesa de dissertação preenchida e assinada pelos membros da banca.

Após a defesa, os alunos terão seu vínculo encerrado no sistema e, a partir de então, perderão acesso ao e-mail institucional em 90 dias. Quaisquer documentos importantes devem ser baixados até essa data. 

Entrega de dissertação/tese - Versão final

Conforme determina o Regimento Interno do Programa de Pós-Graduação em Artes (PPGA), após a defesa, o aluno examinado e aprovado terá 90 dias para incorporar as sugestões, correções ortográficas e de conteúdo determinadas pela banca. O aluno deve enviar a versão final ao docente orientador para este conferir as adequeações e depois deve depositar definitivamente na secretaria do PPGA:

a) PDF da versão final da dissertação/tese já contendo a ficha catalográfica e folha de aprovação assinada pela banca;

b) Termo de Autorização para Publicação de Teses e Dissertações Eletrônicas devidamente preenchido e assinado. Termo disponível para download em https://biblioteca.ufes.br/sites/biblioteca.ufes.br/files/field/anexo/te...

Para solicitar a ficha catalográfica, favor acessar "https://biblioteca.ufes.br" e clicar na aba "Ficha catalográfica (CIP)”.
A entrega da versão final é obrigatória para dar entrada no pedido de diploma.

Pedido de diploma

O envio da versão final da dissertação/tese o do termo de autorização pode ser feito por e-mail (caso o aluno tenha intenção de solicitar o diploma apenas em data futura) ou pode ser feito junto com o pedido de diploma, mediante preenchimento de formulário (https://artes.ufes.br/pt-br/conteudo/formulario-de-solicitacao-de-diploma). Em ambos os casos, o prazo de 90 dias para envio da versão final deverá ser respeitado.

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