Programação do evento
A Comissão Organizadora do VIII Colóquio de Arte e Pesquisa dos Alunos do PPGA da UFES (COLARTES 2022) divulga a programação completa do evento, a ocorrer nos dias 15 e 16 de fevereiro de 2022.
PROGRAMAÇÃO VIII COLARTES:
DIA 1 – TERÇA-FEIRA – 15/02 |
||
ABERTURA DO VIII COLARTES – 09:30-10:00 |
||
MESA DE ABERTURA: INTERARTES E NOVAS MÍDIAS – 10:00-11:00 |
||
Daniel Hora |
Docente do PPGA/UFES |
Doutor em Artes (UnB) |
Fabiano Araújo Costa |
Docente do PPGA/UFES |
Doutor em Musicologia (Sobornne, Paris 4) |
Alexandre Siqueira de Freitas |
Docente do PPGA/UFES |
Doutor em Artes/Música pela Universidade de São Paulo (USP), e pela Universidade Paris-Sorbonne (cotutela) |
SESSÃO 1 – 11:10-12:10 |
||
Título do trabalho |
Autores |
|
1 |
Apropriação e ressignificação das imagens da arte nos memes do perfil do Facebook “Artes Depressão” no contexto da COVID-19 |
Dayana Cortes |
2 |
O non-fungible token como recurso pós-digital |
Karyne Berger Miertschink |
3 |
Ocupe paredes brancas: o jogo como experiência estética |
Larissa Pereira |
4 |
Arte codificada |
Daniel José dos Santos Junior |
SESSÃO 2 – 14:00-15:00 |
||
Título do trabalho |
Autores |
|
1 |
Práticas em teatro de formas animadas no estágio docência em Artes Visuais na Educação Infantil |
Ana Rita Lustosa |
2 |
Arte e pandemia: a experiência no Laboratório em Interartes I (2021.1) |
Idayana Maria Borchardt Leite; Alexandre Siqueira de Freitas |
3 |
Estágio em docência: um relato de experiência na disciplina artística em módulo remoto |
Luciano Tasso Filho; Stela Maris Sanmartin |
4 |
Poéticas do professor-artista: discursos e práticas na educação básica |
Diego Ribeiro Gomes; Stela Maris Sanmartin |
SESSÃO 3 – 15:10-16:10 |
||
Título do trabalho |
Autores |
|
1 |
Análise groovêmica sobre a peça “viola minha viola” de Américo Jacomino, o Canhoto |
Felipe Pessin Manzoli; Fabiano Araújo Costa |
2 |
"Seaboard x Keyboard": aspectos de ubiquidade e audiotatilidade de instrumentos de teclas |
Felipe Pessin Manzoli; Fabrício do Rosário Moreira; Tayná Lorenção |
3 |
A orquestração acústica na perspectiva da instalação sonora |
Fabrício do Rosário Moreira; Felipe Pessin Manzoli; Fabiano Araújo Costa |
4 |
“IHarmU” Interação musical assíncrona por meio das mídias sociais |
Caio José Rodrigues Maciel; Fabiano Araújo Costa |
SESSÃO 4 – 16:20-17:20 |
||
Título do trabalho |
Autores |
|
1 |
O uso de ferramentas digitais no processo de criação musical: relações e influências do autotune no gênero musical brasileiro atual |
Yasmin Marques de Freitas; Leandro Lesqueves Costalonga |
2 |
Paisagem sonora e UBIMUS – re-imaginando espaços acústicos |
Gabriela de Azevedo Sampaio |
3 |
Letratura |
Wender José Dalto da Silva |
4 |
Um método de captação em tempo real com ferramentas acessíveis e básicas para violino e arco |
Ismahel Carvalho de Souza |
SESSÃO 5 – 17:30-18:30 |
||
Título do trabalho |
Autores |
|
1 |
A Música de Protesto contra a ditadura militar na recepção e produção de alunos jovens e adultos |
Karina dos Santos Ribeiro |
2 |
Lycia De Biase Bidart e a música erudita capixaba na década de 1930 |
Tayná Batista Lorenção |
3 |
MO - movimento, sons e silêncio |
Hendy Anna Oliveira Gomes |
4 |
O Capitalismo Cognitivo e a mídia social: a gênese do artista unidimensional |
Carolina Zamperlini Santos |
DIA 2 – QUARTA-FEIRA – 16/02 |
||
SESSÃO IC – 09:00-10:00 |
||
Título do trabalho |
Autores |
|
1 | Estudos sobre a instabilidade dos arquivos da arte digital |
Hugo de Sousa Bello; Daniel de Souza Neves Hora |
2 |
A poética de Ronald Duarte nos trabalhos Fogo Cruzado e Matadouro/Boiada de Ouro |
Josélia Andrade Santos; Carlos Eduardo Dias Borges |
3 |
Análise dos acervos artísticos digitais dos museus da região sudeste do Brasil |
Fabiane Pimentel Silva |
4 |
Entorno da casa |
Letícia de Oliveira Fraga |
5 |
Arte para a eternidade |
Lucas da Cunha Albuquerque; Aparecido José Cirillo |
6 |
Processo criativo de uma história em quadrinhos |
Narayana Teles Caetano da Silva; Cláudia Maria França da Silva |
SESSÃO 6 – 10:10-11:00 |
||
Título do trabalho |
Autores | |
1 |
Desprendimento e compreensão: reflexões sobre o processo artístico em Arte Pública |
Milena dos Santos Kohler; Aparecido José Cirillo |
2 |
O que é um blackbook? Por uma definição |
Isabela Machado Breda |
3 |
Arte urbana: a educação patrimonial e o despertar para a formação docente |
Eloiza Comério |
SESSÃO 7 – 11:10-12:20 |
||
Título do trabalho |
Autores |
|
1 |
A decolonialidade do corpo negro nas artes |
Mayara Simões de Carvalho |
2 |
Protagonismos femininos no Museu Capixaba do Negro |
Bruna Gomes Afonso |
3 |
The Coronation Portrairt, o retrato Tudor como representação de poder feminino na pintura e no cinema |
Marcos Aurélio de Mato; Renata Gomes Cardoso |
4 |
Imagens e perspectivas |
Fernanda Passini Cruz |
5 |
A fotografia erótica de Alair Gomes no contexto da década de 1970 |
César Silva Barcelos Júnior |
SESSÃO 8 – 14:00-15:00 |
||
Título do trabalho |
Autores |
|
1 |
Seria isso um Livro de Artista? O livro como objeto apropriado em uma Prática Artística |
José Henrique Rodrigues de Souza; Cláudia Maria da Silva França |
2 |
Os sonhos e a construção imagética de desenhos de memória |
Samylla Oliveira Mendes; Cláudia M. Franca Silva |
3 |
Corpo-paisagem: o processo criativo como instauração de um exoesqueleto poético |
Francisco Aurélio de Souza Pereira |
4 |
Utopia, desvio e percepção: o lugar da memória no ato de caminhar |
Karoline Rodrigues Gomes; Cláudia Maria França da Silva |
5 |
Pensar a linha: reflexões sobre o desenho que se projeta no espaço |
Greicy Kelly Teixeira dos Santos |
SESSÃO 9 – 15:10-16:10 |
||
Título do trabalho |
Autores |
|
1 |
Direto à memória e à verdade: a ideia de contra-monumentalidade no contexto brasileiro |
Kaique Cosme |
2 |
A morte em monumentos: uma reflexão sobre a arte cemiterial em Vitória / Espírito Santo |
Isis Santana Rodrigues; Aparecido José Cirillo |
3 |
História que se conta com monumentos: Sobre o potencial da Arte Pública na construção de narrativas de resistência |
Milena dos Santos Kohler; Fabíola Fraga Nunes; Aparecido José Cirillo |
4 |
À beira mar, muito além de uma escultura: a negra mulher domingas |
Fabricio do Rosário Moreira; Fabíola Fraga Nunes; Aparecido José Cirillo |
SESSÃO 10 – 16:20-17:30 |
||
Título do trabalho |
Autores |
|
1 |
Tempo, matéria e memória: abstração e literalidade no processo criativo de José Bechara, Carlos Vergara e Daniel Senise |
Rita Mychelly dos Santos Salles |
2 |
As Trouxas no Arruda: Artur Barrio nos anos 1969/70 |
Lourdes Alves dos Santos |
3 |
New look: uma análise comparativa |
Glauston Correia Mariano; Ricardo Maurício Gonzaga |
4 |
O trágico em Holderlin sob o olhar de Gerd Bornheim |
André Silva dos Santos |
5 |
O som da terra como matéria do processo criativo na arte contemporânea: análise do processo de criação de Sonic Pavilion de Doug Aitken |
Thalles Nunes Gomes
|
MESA DE ENCERRAMENTO: TEORIAS E PROCESSOS ARTÍSTICOS-CULTURAIS – 17:30-18:30 |
||
Cláudia França |
Docente do PPGA/UFES |
Doutora em Artes (UNICAMP) |
Renata Cardoso |
Docente do PPGA/UFES |
Doutora em Artes (UNICAMP) |
Karenn Amorim |
Egressa do PPGA/UFES |
Doutoranda em Artes (UERJ) |