Programação do evento

A Comissão Organizadora do VIII Colóquio de Arte e Pesquisa dos Alunos do PPGA da UFES (COLARTES 2022) divulga a programação completa do evento, a ocorrer nos dias 15 e 16 de fevereiro de 2022. 

PROGRAMAÇÃO VIII COLARTES:

DIA 1 – TERÇA-FEIRA – 15/02

https://meet.google.com/gvf-vpvf-cir

ABERTURA DO VIII COLARTES – 09:30-10:00

MESA DE ABERTURA: INTERARTES E NOVAS MÍDIAS – 10:00-11:00

Daniel Hora

Docente do PPGA/UFES

Doutor em Artes (UnB)

Fabiano Araújo Costa

Docente do PPGA/UFES

Doutor em Musicologia (Sobornne, Paris 4)

Alexandre Siqueira de Freitas

Docente do PPGA/UFES

Doutor em Artes/Música pela Universidade de São Paulo (USP), e pela Universidade Paris-Sorbonne (cotutela)

SESSÃO 1 – 11:10-12:10

 

Título do trabalho

Autores

1

Apropriação e ressignificação das imagens da arte nos memes do perfil do Facebook “Artes Depressão” no contexto da COVID-19

Dayana Cortes

2

O non-fungible token como recurso pós-digital

Karyne Berger Miertschink

3

Ocupe paredes brancas: o jogo como experiência estética

Larissa Pereira

4

Arte codificada

Daniel José dos Santos Junior

SESSÃO 2 – 14:00-15:00

 

Título do trabalho

Autores

1

Práticas em teatro de formas animadas no estágio docência em Artes Visuais na Educação Infantil

Ana Rita Lustosa

2

Arte e pandemia: a experiência no Laboratório em Interartes I (2021.1)

Idayana Maria Borchardt Leite; Alexandre Siqueira de Freitas

3

Estágio em docência: um relato de experiência na disciplina artística em módulo remoto

Luciano Tasso Filho; Stela Maris Sanmartin

4

Poéticas do professor-artista: discursos e práticas na educação básica

Diego Ribeiro Gomes; Stela Maris Sanmartin

SESSÃO 3 – 15:10-16:10

 

Título do trabalho

Autores

1

Análise groovêmica sobre a peça “viola minha viola” de Américo Jacomino, o Canhoto

Felipe Pessin Manzoli; Fabiano Araújo Costa

2

"Seaboard x Keyboard": aspectos de ubiquidade e audiotatilidade de instrumentos de teclas

Felipe Pessin Manzoli; Fabrício do Rosário Moreira; Tayná Lorenção

3

A orquestração acústica na perspectiva da instalação sonora

Fabrício do Rosário Moreira; Felipe Pessin Manzoli; Fabiano Araújo Costa

4

“IHarmU” Interação musical assíncrona por meio das mídias sociais

Caio José Rodrigues Maciel; Fabiano Araújo Costa

SESSÃO 4 – 16:20-17:20

 

Título do trabalho

Autores

1

O uso de ferramentas digitais no processo de criação musical: relações e influências do autotune no gênero musical brasileiro atual

Yasmin Marques de Freitas; Leandro Lesqueves Costalonga

2

Paisagem sonora e UBIMUS – re-imaginando espaços acústicos

Gabriela de Azevedo Sampaio

3

Letratura

Wender José Dalto da Silva

4

Um método de captação em tempo real com ferramentas acessíveis e básicas para violino e arco

Ismahel Carvalho de Souza

SESSÃO 5 – 17:30-18:30

 

Título do trabalho

Autores

1

A Música de Protesto contra a ditadura militar na recepção e produção de alunos jovens e adultos

Karina dos Santos Ribeiro

2

Lycia De Biase Bidart e a música erudita capixaba na década de 1930

Tayná Batista Lorenção

3

MO - movimento, sons e silêncio

Hendy Anna Oliveira Gomes

4

O Capitalismo Cognitivo e a mídia social: a gênese do artista unidimensional

Carolina Zamperlini Santos

 

DIA 2 – QUARTA-FEIRA – 16/02

http://meet.google.com/xtj-aavd-dwh

SESSÃO IC – 09:00-10:00

 

Título do trabalho

Autores

1                        Estudos sobre a instabilidade dos arquivos da arte digital

Hugo de Sousa Bello; Daniel de Souza Neves Hora

2

A poética de Ronald Duarte nos trabalhos Fogo Cruzado e Matadouro/Boiada de Ouro

Josélia Andrade Santos; Carlos Eduardo Dias Borges

3

Análise dos acervos artísticos digitais dos museus da região sudeste do Brasil

Fabiane Pimentel Silva

4

Entorno da casa

Letícia de Oliveira Fraga

5

Arte para a eternidade

Lucas da Cunha Albuquerque; Aparecido José Cirillo

6

Processo criativo de uma história em quadrinhos

Narayana Teles Caetano da Silva; Cláudia Maria França da Silva

SESSÃO 6 – 10:10-11:00

 

Título do trabalho

Autores
1

Desprendimento e compreensão: reflexões sobre o processo artístico em Arte Pública

Milena dos Santos Kohler; Aparecido José Cirillo

2

O que é um blackbook? Por uma definição

Isabela Machado Breda

3

Arte urbana: a educação patrimonial e o despertar para a formação docente

Eloiza Comério

SESSÃO 7 – 11:10-12:20

 

Título do trabalho

Autores

1

A decolonialidade do corpo negro nas artes

Mayara Simões de Carvalho

2

Protagonismos femininos no Museu Capixaba do Negro

Bruna Gomes Afonso

3

The Coronation Portrairt, o retrato Tudor como representação de poder feminino na pintura e no cinema

Marcos Aurélio de Mato; Renata Gomes Cardoso

4

Imagens e perspectivas

Fernanda Passini Cruz

5

A fotografia erótica de Alair Gomes no contexto da década de 1970

César Silva Barcelos Júnior

SESSÃO 8 – 14:00-15:00

 

Título do trabalho

Autores

1

Seria isso um Livro de Artista? O livro como objeto apropriado em uma Prática Artística

José Henrique Rodrigues de Souza; Cláudia Maria da Silva França

2

Os sonhos e a construção imagética de desenhos de memória

Samylla Oliveira Mendes; Cláudia M. Franca Silva

3

Corpo-paisagem: o processo criativo como instauração de um exoesqueleto poético

Francisco Aurélio de Souza Pereira

4

Utopia, desvio e percepção: o lugar da memória no ato de caminhar

Karoline Rodrigues Gomes; Cláudia Maria França da Silva

5

Pensar a linha: reflexões sobre o desenho que se projeta no espaço

Greicy Kelly Teixeira dos Santos

SESSÃO 9 – 15:10-16:10

 

Título do trabalho

Autores

1

Direto à memória e à verdade: a ideia de contra-monumentalidade no contexto brasileiro

Kaique Cosme

2

A morte em monumentos: uma reflexão sobre a arte cemiterial em Vitória / Espírito Santo

Isis Santana Rodrigues; Aparecido José Cirillo

3

História que se conta com monumentos: Sobre o potencial da Arte Pública na construção de narrativas de resistência

Milena dos Santos Kohler; Fabíola Fraga Nunes; Aparecido José Cirillo

4

À beira mar, muito além de uma escultura: a negra mulher domingas

Fabricio do Rosário Moreira; Fabíola Fraga Nunes; Aparecido José Cirillo

SESSÃO 10 – 16:20-17:30

 

Título do trabalho

Autores

1

Tempo, matéria e memória: abstração e literalidade no processo criativo de José Bechara, Carlos Vergara e Daniel Senise

Rita Mychelly dos Santos Salles

2

As Trouxas no Arruda: Artur Barrio nos anos 1969/70

Lourdes Alves dos Santos

3

New look: uma análise comparativa

Glauston Correia Mariano; Ricardo Maurício Gonzaga

4

O trágico em Holderlin sob o olhar de Gerd Bornheim

André Silva dos Santos

5

O som da terra como matéria do processo criativo na arte contemporânea: análise do processo de criação de Sonic Pavilion de Doug Aitken

Thalles Nunes Gomes

 

MESA DE ENCERRAMENTO: TEORIAS E PROCESSOS

ARTÍSTICOS-CULTURAIS – 17:30-18:30

Cláudia França

Docente do PPGA/UFES

Doutora em Artes (UNICAMP)

Renata Cardoso

Docente do PPGA/UFES

Doutora em Artes (UNICAMP)

Karenn Amorim

Egressa do PPGA/UFES

Doutoranda em Artes (UERJ)

 

Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910