Solidariedade, nucleação e visibilidade
Solidariedade:
Os pesquisadores do PPGA têm se destacado em ações acadêmicas, como: eventos, congresso, ações de compartilhamento com outras instâncias da sociedade e com outros programas de pós-graduação no Brasil. Assim, evidenciamos o papel social dos eventos organizados pelos pesquisadores do Programa.
Há uma notória integração e cooperação com outros Programas e Centros de pesquisa. Nesse sentido, houve uma ampliação nos mecanismos de divulgação de cursos e eventos e na recepção de discentes de outros Estados do país (São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, e Bahia).
São também indicadores de solidariedade e nucleação a recepção de estudantes estrangeiros. Desde 2014, em razão de um planejamento de inserção social e internacionalização, o Programa participa do edital PAEC-OEA-GCUB - Grupo Coimbra de Universidades brasileiras, e já recebeu 2 alunos do México e 2 alunos da Colômbia. Em 2017, dando continuidade ao projeto, receberemos 1 discente procedente da Colômbia.
Além disso, sublinhamos a recepção de pesquisadores em estágio de pós-doutoramento: 1 bolsista estrangeiro PNPD/CAPES (oriundo da Universidade de Granada, Espanha). Em 2016, 2 pesquisadores iniciaram estágio pós-doutoral no PPGA, sendo que um deles com bolsa FAPES/CNPq de fomento microrregional.
Vale destacar também a aprovação e desenvolvimento do programa PROCAD com o ECO/UFRJ, com duração até final de 2015, atuando no incremento do intercâmbio dos pesquisadores das duas universidades e a complementação da formação dos pós-graduandos e docentes.
O apoio constante da Pró-Reitoria, através do atual Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação Prof. Dr. Neyval Costa Reis Jr. e da Assessoria Acadêmica da PRRPG/UFES tem sido fundamental para que o Programa alcance o nível pretendido.
Visibilidade:
São diversos os modos através dos quais o PPGA/UFES dá visibilidade para suas ações:
-
Site do PPGA/UFES acessível pelo link http://www.artes.ufes.br. O Programa investe na atualização e a manutenção frequente da página web, bem como na veiculação de informativos semanais, para atender não somente às demandas internas de circulação de informação e difusão das pesquisas, critérios, eventos e cursos do Programa, como também para torná-las públicas;
-
Acesso público às dissertações e informações concernentes aos projetos docentes por meio do Banco digital de dissertações;
-
Informações e transparência no uso de recursos públicos mediante a publicação no site de informações sobre gestão de recursos, financiamentos recebidos;
-
Divulgação de Informações sobre sites oficiais e prospecção de editais de fomento e eventos da área.
-
manutenção de 2 periódicos do Programa: a “Revista Farol” (http://periodicos.ufes.br/farol/) e a “Revista do Colóquio de Arte e Pesquisa do PPGA-UFES” (http://periodicos.ufes.br/colartes/index); a primeira, organizada pelo núcleo docente; já a segunda, pelo núcleo discente.
-
Edição de livros do Programa (de Docentes do Programa, com recursos do Programa, de editais e/ou de projetos de pesquisa);
-
Organização e realização do \"Poéticas da Criação\", evento bianual ibero-americano, organizado em parceria com as universidades de Lisboa e Granada;
-Organização de eventos pelos pesquisadores do Programa;
-
Divulgação da atuação do Corpos Docente e Discente, com destacada produção em eventos científicos e artísticos no país e no exterior.
-
Visibilidade aos projetos e ações dos Laboratórios e Núcleos que reúnem diferentes grupos de pesquisa, todos com espaço físico adequado e infraestrutura apropriada. Promovem ações de ensino, pesquisa e extensão e gerenciam ações de formação acadêmica na graduação e pós-graduação, formação de recursos humanos em pesquisa, organização de eventos científicos, editoração de livros, periódicos ou afins, dentre outros serviços.