Programação COLARTES 2022

A Comissão Organizadora do VIII Colóquio de Arte e Pesquisa dos Alunos do PPGA da UFES (COLARTES 2022) divulga a programação completa do evento, a ocorrer nos dias 15 e 16 de fevereiro de 2022. 

PROGRAMAÇÃO VIII COLARTES:

DIA 1 – TERÇA-FEIRA – 15/02

https://meet.google.com/gvf-vpvf-cir

ABERTURA DO VIII COLARTES – 09:30-10:00
MESA DE ABERTURA: INTERARTES E NOVAS MÍDIAS – 10:00-11:00
Daniel Hora Docente do PPGA/UFES Doutor em Artes (UnB)
Fabiano Araújo Costa Docente do PPGA/UFES Doutor em Musicologia (Sobornne, Paris 4)
Alexandre Siqueira de Freitas Docente do PPGA/UFES Doutor em Artes/Música pela Universidade de São Paulo (USP), e pela Universidade Paris-Sorbonne (cotutela)
SESSÃO 1 – 11:10-12:10
  Título do trabalho Autores
1 Apropriação e ressignificação das imagens da arte nos memes do perfil do Facebook “Artes Depressão” no contexto da COVID-19 Dayana Cortes
2 O non-fungible token como recurso pós-digital Karyne Berger Miertschink
3 Ocupe paredes brancas: o jogo como experiência estética Larissa Pereira
4 Arte codificada Daniel José dos Santos Junior
SESSÃO 2 – 14:00-15:00
  Título do trabalho Autores
1 Práticas em teatro de formas animadas no estágio docência em Artes Visuais na Educação Infantil Ana Rita Lustosa
2 Arte e pandemia: a experiência no Laboratório em Interartes I (2021.1) Idayana Maria Borchardt Leite; Alexandre Siqueira de Freitas
3 Estágio em docência: um relato de experiência na disciplina artística em módulo remoto Luciano Tasso Filho; Stela Maris Sanmartin
4 Poéticas do professor-artista: discursos e práticas na educação básica Diego Ribeiro Gomes; Stela Maris Sanmartin
SESSÃO 3 – 15:10-16:10
  Título do trabalho Autores
1 Análise groovêmica sobre a peça “viola minha viola” de Américo Jacomino, o Canhoto Felipe Pessin Manzoli; Fabiano Araújo Costa
2 "Seaboard x Keyboard": aspectos de ubiquidade e audiotatilidade de instrumentos de teclas Felipe Pessin Manzoli; Fabrício do Rosário Moreira; Tayná Lorenção
3 A orquestração acústica na perspectiva da instalação sonora Fabrício do Rosário Moreira; Felipe Pessin Manzoli; Fabiano Araújo Costa
4 “IHarmU” Interação musical assíncrona por meio das mídias sociais Caio José Rodrigues Maciel; Fabiano Araújo Costa
SESSÃO 4 – 16:20-17:20
  Título do trabalho Autores
1 O uso de ferramentas digitais no processo de criação musical: relações e influências do autotune no gênero musical brasileiro atual Yasmin Marques de Freitas; Leandro Lesqueves Costalonga
2 Paisagem sonora e UBIMUS – re-imaginando espaços acústicos Gabriela de Azevedo Sampaio
3 Letratura Wender José Dalto da Silva
4 Um método de captação em tempo real com ferramentas acessíveis e básicas para violino e arco Ismahel Carvalho de Souza
SESSÃO 5 – 17:30-18:30
  Título do trabalho Autores
1 A Música de Protesto contra a ditadura militar na recepção e produção de alunos jovens e adultos Karina dos Santos Ribeiro
2 Lycia De Biase Bidart e a música erudita capixaba na década de 1930 Tayná Batista Lorenção
3 MO - movimento, sons e silêncio Hendy Anna Oliveira Gomes
4 O Capitalismo Cognitivo e a mídia social: a gênese do artista unidimensional Carolina Zamperlini Santos

 

DIA 2 – QUARTA-FEIRA – 16/02

http://meet.google.com/xtj-aavd-dwh

SESSÃO IC – 09:00-10:00
  Título do trabalho Autores
1 Estudos sobre a instabilidade dos arquivos da arte digital Hugo de Sousa Bello; Daniel de Souza Neves Hora
2 A poética de Ronald Duarte nos trabalhos Fogo Cruzado e Matadouro/Boiada de Ouro Josélia Andrade Santos; Carlos Eduardo Dias Borges
3 Análise dos acervos artísticos digitais dos museus da região sudeste do Brasil Fabiane Pimentel Silva
4 Entorno da casa Letícia de Oliveira Fraga
5 Arte para a eternidade Lucas da Cunha Albuquerque; Aparecido José Cirillo
6 Processo criativo de uma história em quadrinhos Narayana Teles Caetano da Silva; Cláudia Maria França da Silva
SESSÃO 6 – 10:10-11:00
  Título do trabalho Autores
1 Desprendimento e compreensão: reflexões sobre o processo artístico em Arte Pública Milena dos Santos Kohler; Aparecido José Cirillo
2 O que é um blackbook? Por uma definição Isabela Machado Breda
3 Arte urbana: a educação patrimonial e o despertar para a formação docente Eloiza Comério
SESSÃO 7 – 11:10-12:20
  Título do trabalho Autores
1 A decolonialidade do corpo negro nas artes Mayara Simões de Carvalho
2 Protagonismos femininos no Museu Capixaba do Negro Bruna Gomes Afonso
3 The Coronation Portrairt, o retrato Tudor como representação de poder feminino na pintura e no cinema Marcos Aurélio de Mato; Renata Gomes Cardoso
4 Imagens e perspectivas Fernanda Passini Cruz
5 A fotografia erótica de Alair Gomes no contexto da década de 1970 César Silva Barcelos Júnior
SESSÃO 8 – 14:00-15:00
  Título do trabalho Autores
1 Seria isso um Livro de Artista? O livro como objeto apropriado em uma Prática Artística José Henrique Rodrigues de Souza; Cláudia Maria da Silva França
2 Os sonhos e a construção imagética de desenhos de memória Samylla Oliveira Mendes; Cláudia M. Franca Silva
3 Corpo-paisagem: o processo criativo como instauração de um exoesqueleto poético Francisco Aurélio de Souza Pereira
4 Utopia, desvio e percepção: o lugar da memória no ato de caminhar Karoline Rodrigues Gomes; Cláudia Maria França da Silva
5 Pensar a linha: reflexões sobre o desenho que se projeta no espaço Greicy Kelly Teixeira dos Santos
SESSÃO 9 – 15:10-16:10
  Título do trabalho Autores
1 Direto à memória e à verdade: a ideia de contra-monumentalidade no contexto brasileiro Kaique Cosme
2 A morte em monumentos: uma reflexão sobre a arte cemiterial em Vitória / Espírito Santo Isis Santana Rodrigues; Aparecido José Cirillo
3 História que se conta com monumentos: Sobre o potencial da Arte Pública na construção de narrativas de resistência Milena dos Santos Kohler; Fabíola Fraga Nunes; Aparecido José Cirillo
4 À beira mar, muito além de uma escultura: a negra mulher domingas Fabricio do Rosário Moreira; Fabíola Fraga Nunes; Aparecido José Cirillo
SESSÃO 10 – 16:20-17:30
  Título do trabalho Autores
1 Tempo, matéria e memória: abstração e literalidade no processo criativo de José Bechara, Carlos Vergara e Daniel Senise Rita Mychelly dos Santos Salles
2 As Trouxas no Arruda: Artur Barrio nos anos 1969/70 Lourdes Alves dos Santos
3 New look: uma análise comparativa Glauston Correia Mariano; Ricardo Maurício Gonzaga
4 O trágico em Holderlin sob o olhar de Gerd Bornheim André Silva dos Santos
5 O som da terra como matéria do processo criativo na arte contemporânea: análise do processo de criação de Sonic Pavilion de Doug Aitken Thalles Nunes Gomes

MESA DE ENCERRAMENTO: TEORIAS E PROCESSOS

ARTÍSTICOS-CULTURAIS – 17:30-18:30

Cláudia França Docente do PPGA/UFES Doutora em Artes (UNICAMP)
Renata Cardoso Docente do PPGA/UFES Doutora em Artes (UNICAMP)
Karenn Amorim Egressa do PPGA/UFES Doutoranda em Artes (UERJ)

 

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910