Jornadas de Junho - Ciclo de Filmes e Debates

O Cine Metrópolis propõe, entre os dias 13 e 15, e 21 e 23 de junho, um ciclo de filmes e debates sobre as Jornadas de Junho de 2013. A entrada é franca.
Serão exibidos os filmes "Junho - O Mês que Abalou o Brasil", de João Wainer (Brasil, 2014, cor, 72’); Rio em Chamas, de Vários Diretores (Brasil, 2014, cor, 110’) e Com Vandalismo, de Coletivo Nigéria (Brasil, 2013, cor, 77’), entre outros.

Dia 13, às 16h
"Rio em Chamas", de Vários Diretores (Brasil, 2014, cor, 110’)
Em meados de 2013 a revolta explodiu e o povo tomou as ruas do Rio de Janeiro. Participantes comentam o fenômeno nesta obra coletiva que mistura animação, entrevistas, dramatização e registros dos protestos. Um filme-manifestação sobre as manifestações.
Classificação Indicativa: 14 anos

Dia 14, às 16h
"Não é Só uma Passagem", de Igor Pontini (Brasil, 2005, cor, 13’)
O governo do Espírito Santo aumentou a tarifa do Sistema Transcol pela segunda vez em menos de um ano, em 2005, e rechaçou violentamente estudantes com balas de borracha e gás de efeito moral que questionavam o reajuste em frente a Ufes. As manifestações continuaram

"Com Vandalismo", de Coletivo Nigéria (Brasil, 2013, cor, 77’)
“SEM VANDALISMO!” repetiam gritando parte dos manifestantes que ocuparam as ruas de Fortaleza. Mas na multidão das manifestações, que explodiram no Brasil em junho de 2013, outros grupos empregaram métodos mais diretos. Tachados de “vândalos”, foram criminalizados por parte da grande mídia, antes mesmo de serem ouvidos.

Dia 15, às 16h
"Junho - O Mês que Abalou o Brasil", de João Wainer (Brasil, 2014, cor, 72’)
As manifestações contra o aumento das tarifas de transporte público em São Paulo, em junho de 2013, ganharam dimensão nacional e atingiram centenas de cidades. Intelectuais, jornalistas e líderes dos protestos analisam as mudanças conseguidas pelos manifestantes e deixam uma pergunta: Amanhã vai ser maior?
Classificação Indicativa: 12 anos