Exposição "Arte & Processos de criação" - MAC Niterói

A exposição Arte & Processos de criação apresenta 39 artistas contemporâneos oriundos de Vitoria, Rio de Janeiro e Niterói, cujos processos criativos foram tomados como estudos de casos para refletir na atualidade, o conceito de Arte relacionado com os Processos de criação em arte de cada um. Tal ênfase do título da exposição, objetiva tanto pensar o que seria o conceito de Arte na atualidade, quanto também pesquisar os possíveis parâmetros que norteiam os processos de criação em artes visuais de cada artista participante. A amplitude numérica de artistas somada a seus exclusivos processos criativos, busca apresentar um leque de possibilidades de campos conceituais e de referências imaginativas para explicitar o descentramento das poéticas atuantes no contexto da arte contemporânea.

Objetivando tal perspectiva, a citada exposição organizada sob a curadoria de João Wesley de Souza, Doutor em artes e Professor do Departamento de Artes Visuais da Universidade Federal do Espírito Santo, UFES, busca paralelamente ao evento expositivo, a publicação de um livro-catálogo homônimo, a ser lançado no dia 20 de janeiro de 2024 no auditório do MAC. Na ocasião iremos apresentar e comentar o eixo curatorial que norteia a exposição e os resultados alcançados na pesquisa que culminou neste evento de artes visuais, e suas reflexões teóricas relacionadas aos processos de criação em artes visuais.

Local: MAC Niterói - Mirante da Boa Viagem, s/nº – Praia da Boa Viagem, Niterói
Abertura: 02/12/23 às 10:00h
Dias e horários: Quarta-feira, Quinta-feira, Sexta-feira, Sábado, Domingo das 10:00h às 18:00h

Texto e imagem originais: https://dasartes.com.br/agenda/arte-e-processos-de-criacao-mac-niteroi/