Defesa de dissertação - Thaíssa Dilly Alves
Título: Curadoria de Arte em Plataformas Digitais: uma análise sobre a participação feminina em exposições virtuais entre 2021 e 2022
Data: 22/04/2025
Horário: 09:30h
Local: Webconferência - https://conferenciaweb.rnp.br/sala/daniel-hora
Banca Examinadora:
Prof. Dr. Daniel de Souza Neves Hora (Orientador – PPGA/UFES)
Prof. Dr. David Ruiz Torres (Avaliador Interno – PPGA/UFES)
Profa. Dra. Ana Cândida Franceschini de Avelar Fernandes (Avaliadora Externa – VIS/IDA/UnB)
Resumo: As plataformas digitais têm ampliado a difusão da arte no século XXI, propondo novos espaços de criação e mediação (ARANTES, 2021). No Brasil, essas tecnologias são especialmente relevantes para artistas e curadoras mulheres, que historicamente enfrentam desafios de visibilidade no sistema da arte (MOTA, 2020). Este trabalho investiga como as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) contribuem para a preservação, digitalização e divulgação de acervos e exposições de artistas e curadoras brasileiras, com foco no período pós-pandemia (2021-2022). A problemática centra-se em compreender de que forma as TIC podem potencializar a participação feminina no sistema da arte na era digital. A hipótese central sugere que as TIC podem ampliar a visibilidade e desafiar as hierarquias tradicionais, embora persistam desigualdades de gênero no ambiente virtual. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa e exploratória, combinando revisão teórica, levantamento documental e entrevistas em profundidade. O estudo analisa exposições virtuais brasileiras com a participação feminina, observando práticas curatoriais, recursos técnicos e plataformas digitais. Ao destacar a atuação de mulheres na curadoria digital, o trabalho reforça a importância de investigar as transformações geradas pelas tecnologias no campo da arte contemporânea e sugere direções para futuras pesquisas sobre as interseções entre tecnologia, curadoria e feminismo.
Palavras-chave: Arte contemporânea; Curadoria de arte; Plataformas digitais; Empoderamento feminino; Exposições virtuais; História da arte