Defesa de dissertação - Michele Medina
Título: “REIMAGINAR OS DESACORDOS: Uma análise dos processos artístico-curatoriais em Dominó Canibal”
Data: 20/05/2025
Horário: 15:00h (Brasília)
Local: Webconferência - https://meet.google.com/afs-nzcm-owp
Banca Examinadora:
Profa. Dra. Angela Maria Grando Bezerra (Orientador – PPGA/UFES)
Prof. Dr. João Wesley de Souza (Avaliador Interno – PPGA/UFES)
Profa. Dra. Maria Luisa Luz Tavora (Avaliadora Externa – EBA/PPGAV/UFRJ)
Resumo: Esta dissertação investiga os processos artístico‐curatoriais presentes na exposição Dominó Canibal (2010), curada por Cuauhtémoc Medina, com o objetivo de compreender como as escolhas curatoriais podem transformar o espaço expositivo em um campo de negociação entre valores estéticos e tensões políticas. A partir da análise da experiência da exposição – entendida como um laboratório sensível no qual obras, ambiente e intervenções interagem – o estudo propõe uma leitura crítica da curadoria como dispositivo ativo de redistribuição do sensível, rompendo com narrativas tradicionais e consensos hegemônicos. Fundamentada em referenciais teóricos que dialogam com as perspectivas de Jacques Rancière, Maria Lind e outros autores que abordam a estética política, a pesquisa analisa como o curador contemporâneo atua não apenas na organização formal das obras, mas também na construção de narrativas que desafiam as fronteiras entre o artístico e o político. Utilizando uma metodologia mista, que combina análise documental, entrevistas e estudos de caso, o trabalho destaca a relevância do curador como agente de mediação cultural. Contribuindo, assim, para ampliar o debate acerca da curadoria crítica e da história das exposições, evidenciando seu papel na contestação das estruturas de poder e na reconfiguração das práticas de percepção e experiência da arte.
Palavras-chave: Curadoria. Dominó Canibal. Jacques Rancière. Processos artístico-curatoriais