Defesa de dissertação - Jennifer Soares Nogueira
Título: THAT’S WHAT SHE SAID (1978): UMA ANÁLISE AUDIOTÁTIL DO SCAT SINGING DE FLORA PURIM
Data: 29/11/2024
Horário: 11h30
Local: Webconferência - https://meet.google.com/tsw-paeu-rkh
Banca Examinadora:
Orientador(a): Prof. Dr. Fabiano Araújo Costa
Examinador(a) interno(a): Prof. Dr. Alexandre Siqueira de Freitas
Examinador(a) externo(a): Prof.ª Dr.ª Doriana Mendes Reis (PPGM/UNIRIO)
Resumo: Esta dissertação analisa o Scat singing na obra de Flora Purim, com ênfase na singularidade, estética e técnica de sua improvisação e extemporização entre os anos de 1964 e 1978. Para isso, foram demonstrados fatores históricos, estéticos e técnicos do Jazz singing nas eras Swing, Bebop e Fusion. Em seguida, foram incorporadas as chaves interpretativas da Teoria das Músicas Audiotáteis (TMA) para compreender os fenômenos de improvisação, avaliando o valor estético-cultural musical nas obras analisadas, com foco nos aspectos audiotáteis como groove, swing, improvisação e extemporização. Nessa perspectiva, as obras de Flora Purim foram analisadas com base nos conceitos da TMA, o que proporcionou dados sobre os aspectos do Scat singing no período Fusion, evidenciando as formas estruturantes da composição e da execução presentes em sua prática artística.
Palavras-chave: Scat singing; Flora Purim; Teoria das Músicas Audiotáteis (TMA); Improvisação e extemporização; Jazz Fusion.