Defesa de dissertação - Gabriel Guerra de Azevedo
Título: TEREZINHA DORA ABREU DE CARVALHO (1936-2017): Aproximações entre vida e obra
Data: 25/03/2025
Horário: 13h
Local: Webconferência - https://conferenciaweb.rnp.br/sala/alexandre-siqueira-de-freitas
Instruções de acesso para ouvintes:
1 - Acesse o link. Caso acesse pelo celular ou tablet, surgirá uma janela pop-up sugerindo utilizar o app. Feche a janela utilizando o "X" no canto superior direito ou clicando na opção "continue acessando pelo site";
2 - Selecione a opção "Entrar como convidado", insira seu nome e e-mail e clique em ENTRAR;
3 - Confirme o acesso (botão ENTRAR);
4 - Na próxima janela, "Como você gostaria de se juntar ao áudio?", selecione a opção SOMENTE OUVIR.
Banca Examinadora:
Orientador(a): Prof. Dr. Alexandre Siqueira de Freitas
Examinador(a) interno(a): Prof. Dr. Daniel Tápia
Examinador(a) externo(a): Profa. Dra. Mirna Azevedo Costa (DTAM/UFES)
Examinador(a) externo(a): Prof. Dr. Sérgio Roclaw Basbaum (PUC-SP)
Examinador(a) externo(a): Prof. Dr. Guilherme Antonio Sauerbronn de Barros (PPGMUS/UDESC)
Resumo: O presente trabalho trata de uma investigação sobre possíveis relações existentes entre a vida e obra da compositora capixaba Terezinha Dora Abreu de Carvalho (1936-2017). Com o intuito de prover elementos que nos ajudem a melhor compreender sua trajetória, destacamos aspectos que consideramos significativamente representativos e que nos auxiliassem na tarefa de uma construção fidedigna de sua biografia. Constatando que sua obra nunca fora publicada, apenas estando disposta na forma de seus manuscritos, consideramos pertinente a elaboração de um primeiro catálogo de obras da compositora, a fim de oferecer um olhar panorâmico sobre seu trabalho de composição. Nesse processo, foi possível identificar um montante de 50 obras atribuídas à Terezinha Dora, descritas e categorizadas por nós. Como parte da pesquisa prática, realizamos a edição das partituras, a gravação e a análise das peças Felicidade, Infância e Ponteio, entendendo que estas nos fornecem potenciais pistas acerca de sua abordagem composicional. Contemplando a execução dessas etapas em conjunto, acreditamos que não apenas viabilizamos uma aproximação coerente com seu pensamento musical, mas também propiciamos o surgimento de novas camadas de fruição estética e intencionalidade interpretativa às peças examinadas.
Palavras-chave: Terezinha Dora Abreu de Carvalho; Catálogo; História da Música Capixaba; Mulheres compositoras; Interartes.