Mestrando(a): Ismahel Carvalho de Souza
Título: DE ARCADAS E DE GROOVES: UMA ANÁLISE SOBRE A POÉTICA DO VIOLINISTA RICARDO HERZ EM ‘ODEON’
Data: 15/12/2023
Horário: 14h30
Local: Webconferência - https://meet.google.com/aia-qbaa-abq Ou disque: +1 657-529-2627 PIN: 867 269 332#

Orientador(a): Prof. Dr. Fabiano Araújo Costa
Examinador(a) interno(a): Prof. Dr. Alexandre Siqueira de Freitas
Examinador(a) externo(a): Prof. Dr. Eliézer Anderson Batista Isidoro (IAD/UFJF)

Resumo: Esta dissertação explora a poética musical de Ricardo Herz, enfocando sua interpretação do "Odeon" de Ernesto Nazareth para violino solo. Utiliza a Teoria das Músicas Audiotáteis como alicerce teórico, examinando a fusão de técnicas clássicas e contemporâneas no violino. Análises realizadas com softwares de áudio detalham as nuances groovêmicas e a abordagem improvisatória de Herz, ilustrando a simbiose entre os gêneros erudito e popular na música brasileira. O estudo destaca a relevância da musicologia audiotátil no entendimento das práticas interpretativas atuais, proporcionando um entendimento aprofundado da expressão artística no contexto contemporâneo.

Palavras-chave: Ricardo Herz; Poéticas; Groove; Músicas Áudiotáteis