Mestrando(a): Eloiza Comério
Título: MEDIAÇÃO E APROPRIAÇÃO DA ARTE URBANA EM COLATINA: do inventário à relação afetiva
Data: 09/10/2023
Local: Webconferência - https://meet.google.com/jyg-xvvb-xui

Orientador(a): Prof. Dr. Aparecido José Cirilo
Examinador(a) interno(a): Prof.ª Dr.ª Stela Maris Sanmartin
Examinador(a) externo(a): Prof.ª Dr.ª Liliana Andrade de Matos e Castilho (Instituto Politécnico de Viseu/Portugal)

Resumo: Esta pesquisa propõe uma ação educativa com os estudantes da 3ª série do Ensino Médio em parceria com o CEEMTI Conde de Linhares, a partir do conteúdo curricular Educação Patrimonial, tendo como lócus a Arte Urbana Colatinense, inserida no grupo de Estudos sobre Arte Pública no Espírito Santo. O processo ensino-aprendizado pautou-se no material paradidático catalogado e disponibilizado pelo grupo de pesquisa do Laboratório de Extensão e Pesquisa em Arte (LEENA). Buscou-se, estabelecer estratégias educativas mediadas, que pudessem de modo afetivo reconectar as pessoas (estudantes) da municipalidade, com as diferentes obras que ocupam o espaço urbano. Para isto, aplicou-se uma sequência didática, capaz de despertar relações de afeto, de pertencimento acerca dos monumentos urbanos. Objetivou-se investigar modos de acionar nos alunos, transeuntes do ecossistema urbano, a percepção sensível e afetiva desses objetos localizados na cidade, garantindo sua preservação enquanto patrimônio cultural. A pesquisa utilizou o método qualitativo com levantamento empírico dos dados sobre as opiniões e preferências dos estudantes acerca das obras instaladas na cidade. O presente estudo, questionou se a mediação docente, é capaz de envolver o público do espaço, permitindo através da alfabetização do olhar o despertar da sintonia com a obra erguida. E se ações estratégicas educacionais lúdicas a partir da aprendizagem afetiva como estratégia, podem auxiliar na ampliação e conhecimento patrimonial da Arte Pública em Colatina estimular relações de afeto que assegurem a percepção e educação patrimonial? Consideramos portanto que a ação educativa da Arte pública urbana colatinense, teve seu desenvolvimento dentro do previsto pela equipe promotora, tendo seus objetivos e metas cumpridos integralmente.

Palavras-chave: Arte Urbana; Mediação; Afetividade; Identidade; Educação Patrimonial