Defesa de dissertação de mestrado

Mestrando(a): Letícia Bernardo Evangelista de Oliveira
Título: ESTRATÉGIAS DE ACESSIBILIDADE NO DESENVOLVIMENTO DE INSTRUMENTOS MUSICAIS DIGITAIS PARA PESSOAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA
Data: 28/07/2023
Horário: 14h
Local: Webconferência - https://meet.google.com/ime-ihia-cxz

Banca Examinadora: 
Orientador(a): Prof. Dr. Leandro Lesqueves Costalonga
Examinador(a) interno(a): Prof. Dr. Alexandre Siqueira de Freitas
Examinador(a) externo(a): Prof.ª Dr.ª Maria Helena de Lima (IFSC)

Resumo: Esta pesquisa busca estratégias do fazer musical através de DMI (digital musical instruments), interfaces acessíveis a pessoas com transtorno do espectro autista; Para isso, busca-se entender os caminhos para se chegar ao fazer musical dentro da rotina de um autista em contato com a música, por meio de técnicas da musicoterapia; busca-se, ainda, entender o meio social em que vive, trazendo aspectos familiares e o papel do professor/musicoterapeuta na vida dessas crianças. O TEA (Transtorno do Espectro Autista) é um transtorno neurológico que tem como característica principal a ausência de expressões emocionais, o isolamento, o comprometimento da interação social e interpessoal, da linguagem verbal e não-verbal e na comunicação em geral. A música usada como terapia pode ser uma boa alternativa para quebrar esse isolamento, a agressividade e a obsessão pela rotina, pois a música é uma atividade que lida diretamente com o novo, com a criação, a improvisação e o convívio com outras pessoas. Segundo Nogueira 2013 seja por meio de aprendizado de um instrumento ou apenas pela apreciação, potencializa a aprendizagem cognitiva principalmente no aspecto do raciocínio lógico, memória e abstração. Após entendermos as características e os pilares da vida social de pessoas com autismo, exploraremos uma interface de interação musical, que seja acessível, onde através de desenhos, formas, ritmos e cores, a criança autista possa ser capaz de desenvolver trechos musicais, usando criatividade, interação, improvisação, podendo trazer a essas crianças, além de momentos prazerosos através do brincar, uma maneira de minimizar aspectos da ausência social através da música.

Palavras-chave: Autismo; Acessibilidade; Expressividade; Socialização; Musicoterapia; Interação Musical.

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