Defesa de dissertação de mestrado

Mestrando(a): Tayna Batista Lorenção
Título: Lycia de Biase Bidart e os Estudos Interartes: contribuições para uma interpretação musical
Data: 23/05/2023
Horário: 16h
Local: Auditório do Centro de Artes (Cemuni IV)

Banca Examinadora: 
Orientadora: Prof. Dr. Alexandre Siqueira de Freitas
Examinadora interna: Prof.ª Dr.ª Renata Gomes Cardoso
Examinador interno: Prof. Dr. Fabiano Araújo Costa
Examinadora externa: Prof.ª Dr.ª Viviana Mónica Vermes (PPGL/UFES)
Examinadora externa: Prof.ª Dr.ª Paula Maria Lima Galama (FAMES)

Resumo: Esta dissertação tem como objetivo geral voltar um olhar para canções compostas por Lycia De Biase Bidart (1910-1991), a partir de três poemas do livro “Ou isto ou aquilo” de Cecília Meireles (1901 – 1964) e ilustrações de Maria Bonomi (1935), e observar como se dão, nessas canções, as articulações internas entre signos sonoros, verbais e visuais. Estas canções são criações poético-musicais escritas em 1973 no Rio de Janeiro, intituladas “As meninas”, “O mosquito escreve” e “Rômulo rema”. Para construir esse diálogo, primeiramente, realizamos uma revisão da literatura a fim de encontrar pesquisas recentes similares a nossa, e, principalmente, prospectar possibilidades metodológicas. Em seguida, buscamos apresentar quem foi Lycia no meio musical erudito no Espírito Santo e no Brasil na primeira metade do século XX. Além disso, procuramos identificar elementos estilísticos e interartísticos no conjunto de sua obra através dos títulos, catálogos, comentários de jornais e influências vindas de seus professores. Após esta aproximação biográfica de Lycia, refletimos sobre desafios para a interpretação pianística solo e colaborativa, bem como discutimos brevemente conceitos importantes no desenvolvimento de uma interpretação subsidiada por um diálogo interartes: a tradução, transcrição, transcriação e as imagens musicais. No último capítulo, trouxemos as análises das canções, expondo aspectos literários, visuais e pictóricos a partir dos poemas, para buscar uma compreensão dos processos híbridos existentes. Encerramos com um relato do processo de construção de uma interpretação musical, no qual dialogamos com nossa vivência criativa e àquela das cantoras, incluindo indicações de andamentos, orientações sobre certas técnicas pianísticas, respiração, tempo rubato, uso dos pedais, dinâmica, e diferenças mais pontuais entre as versões para piano e voz e piano e duo vocal.

Palavras-chaves: Interartes; Música, poesia e ilustração; Lycia De Biase Bidart; Interpretação e performance

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