Defesa de dissertação de mestrado
Mestrando(a): Idayana Maria Borchardt Leite
Título: A canção como espaço de confluência das artes
Data: 22/09/2022
Horário: 14h
Local: Webconferência: https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/alexandre-siqueira-de-freitas
Banca Examinadora:
Orientador: Prof. Dr. Alexandre Siqueira de Freitas (PPGA/UFES)
Examinadora interna: Prof.ª Dr.ª Stela Maris Sanmartin (PPGA/UFES)
Examinadora externa: Prof.ª Dr.ª Yara Borges Caznok (PPG/Música do Instituto de Artes da UNESP)
Resumo:
Esta pesquisa busca investigar como a canção pode se configurar um espaço de confluência das artes e como esta perspectiva pode ser aplicada de forma didática no contexto da educação regular. Para tanto, partindo de um estudo qualitativo que tem como foco a canção e as artes integradas, sob o aporte teórico de Freitas (2012), Tatit (2012) e Caznok (2015), entre outros autores, investigamos as possibilidades de diálogos entre a canção popular brasileira e outras linguagens artísticas, a serem desenvolvidas em sala de aula. Em um primeiro momento, desenvolvemos reflexões sobre a música e sua relação com o contexto educacional brasileiro. Na sequência, discutimos sobre as artes integradas e como a canção poderia ser empregada como um espaço de confluência entre linguagens artísticas distintas. Para concluir, relatamos o processo de construção das propostas didáticas no qual abordamos a canção em uma perspectiva interartes, além de descrever a vivência da pesquisa de campo em uma escola de ensino regular do Munícipio de Vitória, no Espírito Santo. Como resultados alcançados nessa pesquisa, apontamos que a canção pode ser configurar como um fértil espaço de dialogo interartístico quando seus elementos de composição e estética sonora são evidenciados, podendo criar novos produtos artísticos dessa experiência.
Palavras-chave: Canção, interartes, educação musical e arte-educação