Mestrando(a): José Henrique Rodrigues de Souza
Título: LIVRO DO NEGRO (2020-2021): Relatos e reflexões acerca da apropriação do romance “Bom Crioulo”, de Adolfo Caminha em um Processo de Criação pessoal
Data: 21/09/2022
Horário: 18h30
Local:  Google Meet:

Para participar da videochamada, clique neste link: https://meet.google.com/fxu-uury-pjp?authuser=1

Orientadora: Prof.ª Dr.ª Cláudia Maria França da Silva (PPGA/UFES)
Examinadoa interna: Prof.ª Dr.ª Renata Gomes Cardoso (PPGA/UFES)
Examinador externo: Prof. Dr. Luiz Carlos de Laurentiz (PPGAU/UFU)

Resumo:
A presente pesquisa figura o Processo de Criação de um livro de artista intitulado “Livro do Negro”, realizado entre 2020 e 2022. A análise do processo vale-se da apresentação das ideias e procedimentos, conexões do trabalho em processo com obras de outros artistas, bem como estuda o suporte inicial do objeto, o livro Bom Crioulo, de Adolfo Caminha, lido em contextos diferentes. A partir da discussão do Processo de Criação e suas operações técnicas foi possível determinar alguns dos padrões de representação, escolhas e subversões técnicas e demais singularidades do processo. A pesquisa teórica se baseia em duas leituras: uma realizada durante o Ensino Médio e outra durante a pandemia do novo Coronavírus (COVID-19). O fazer artístico propiciou que a pesquisa teórica se apropriasse de estudos de outros campos de conhecimento como possibilidade para entender as etapas desse processo. Uma contextualização do período em que o romance de Caminha foi publicado permitiu a compreensão acerca da recepção contemporânea de publicações cujas temáticas fogem de uma heterossexualidade hegemônica. O estudo da história da leitura permitiu a compreensão sobre as razões pessoais envoltas na operação de ler, as relações pessoais com esse ato, ao passo que a aproximação do objeto artístico apresentado com outras obras de arte permitiu a discussão com outras relações entre o livro de artista e livros de outros artistas.

Palavras-chave: Processo de Criação em Arte; Livro de Artista; Adolfo Caminha; Leitura; Apropriação.