Mestrando(a): Lindomberto Ferreira Alves
Título: Arte e vida em obra: a poética biografemática de Rubiane Maia
Data: 25/09/2020
Local:  Webconferência – Link: https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/carlos

Orientador: Ricardo Maurício Gonzaga (PPGA/UFES)
Examinador interno: Aparecido José Cirilo (PPGA/UFES)
Examinadora externa: Rosane Preciosa Sequeira (PPGACL/UFJF)

Resumo
Esta pesquisa tem como objeto de estudo a trajetória da artista multimídia Rubiane Maia (Caratinga, 1979). Visando um recorte mais circunscrito, e tendo como aporte teórico a noção barthesiana de “biografema”, ela se detém à análise das relações entre arte e vida que perpassam a construção poética da artista, entre os anos de 2006 e 2016 – intervalo que compreende seus dez primeiros anos de carreira. Busca-se, portanto, investigar nos múltiplos registros processuais de Rubiane Maia – pessoais e artísticos – os deslocamentos do seu projeto poético, atendo-se no que nele diz respeito à singularidade dos modos com os quais a artista agencia o híbrido arte-vida-obra que atravessa o campo de efetuações de seu saber-fazer artístico, inserindo-a também no contexto da arte contemporânea. Nossa hipótese é que os processos criativos desta artista produzem determinados registros e resíduos, presentes nos interstícios de suas ações performativas, que permitem situar em perspectiva as intenções reveladas de um trabalho ético sobre si, uma política de si, uma criação de si que, ao fazer dos processos de arte sensações de vida, busca lidar com as maneiras de viver, com a arte de viver. Assim, conectada nos pormenores e no descontínuo que pululam do território artístico-existencial desta artista, e apoiada nos pressupostos metodológicos do que Sandra Mara Corazza (2010) chama de “método biografemático”, esta pesquisa é um convite para aproximarmos-nos das principais linhas de força poética de Rubiane Maia – um dos nomes relevantes da história recente das artes no Espírito Santo, com projeções nacional e internacional. Nosso esforço, aqui, caminha no sentido de colocar o conjunto da obra de Rubiane Maia em circulação, não somente dando visibilidade à sua produção, mas, também, resgatando a importância e a potência desses trabalhos, de modo a apresentá-los às gerações futuras.

Palavras-chave: Rubiane Maia, Arte e vida, Biografema, Performance, Arte contemporânea brasileira, Crítica de arte.