Defesa de dissertação de mestrado
Mestrando(a): Hugo Bernardino Rodrigues
Título: FUNDAMENTOS DA PINTURA APLICADOS NA PRODUÇÃO DE CONCEPT ART: Estudo do processo criativo do artista Nicolas Weis para o filme de animação digital The Croods (2011)
Data: 27/05/2020
Horário: 10h
Local: Webconferência – Link: https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/carlos
Banca Examinadora:
Prof. Dr. David Ruiz Torres (PPGA/UFES)
Profa. Dra. Claudia Maria França da Silva (PPGA/UFES)
Profa. Dra. Letícia Pedruzzi Fonseca (Design/ UFES)
Resumo:
Esta pesquisa tem como propósito o estudo sobre Concept Art e os fundamentos da pintura para justificar a análise em torno do processo criativo de Concept Art do artista Nicolas Weis para o filme The Croods (2011). Com base nestes objetivos, a pesquisa se estrutura em três capítulos. No primeiro capítulo escrevo sobre a definição, funcionalidade e processos da Concept Art, pontuando as suas etapas de execução em grandes projetos e os tipos de Concept Art. No segundo capítulo estabeleço a relação entre Concept Art e os fundamentos da pintura com base nas afirmações de Schmid (1998), acompanhadas das falas de pintores como Craig Mullins (2018), Marco Bucci (2018) e Luiz Celestino (2016). Com estes estudos concretizados, inicio o processo de análise de Concept Arts de cenários do artista Nicolas Weis para o filme The Croods (2011) no terceiro capítulo, explicando a concepção e execução de momentos fundamentais do seu processo criativo: ideias iniciais, produção e colorização.
Palavras-chave: Concept Art – Pintura – Audiovisual – The Croods – Nicolas Weis.