Defesa de dissertação de mestrado
Mestrando(a): Camila de Souza Silva
Título: "CIRCULAÇÃO DE IMAGENS E DESLOCAMENTOS ARTÍSTICOS: DO FÍSICO AO VIRTUAL”
Data: 29/04/2020
Horário: 16h
Local: Webconferência - Link: https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/evandro-amon-bruno
Banca Examinadora:
Prof. Dr. Ricardo Maurício Gonzaga (PPGA/UFES)
Prof. Dr. David Ruiz Torres (PPGA/UFES)
Prof. Dr. Luiz Sérgio da Cruz De Oliveira (UFF)
Resumo: A presente dissertação trata de abordar possibilidades de práticas artísticas a partir de deslocamento entre imagens disponibilizadas no ciberespaço. Para tanto, considera a lógica mecânica de produção de imagens oriunda da fotografia como colaboradora para a proliferação de imagens na sociedade atual. Tais imagens que prescindem ao campo das artes, encontram no ciberespaço um novo lugar para virtualmente estar, à espera de serem atualizadas. Uma vez atualizadas e visíveis em um ecrã, os artistas, a partir de suas propostas estéticas, as ressignificam para o campo das artes. Entre a lógica do índice e do ícone, estabelecemos um pensamento de duplo viés. Sendo o índice relacionado à fotografia e sua captura indiciária de imagens, e o ícone ao exercício virtual de deslocamento entre imagens. Nesse paralelo, apresentamos os artistas Richard Long e Hamish Fulton, primórdios do movimento land art, para exemplificar o índice, e os artistas mais atuais, Douglas Rickard e Michael Wolf, para exemplificar a lógica do ícone. Rickard e Wolf, ao utilizarem imagens disponibilizadas pelo Google em seus trabalhos, situam-se na dicotomia índice-ícone proposta por Phillipe Dubois, pois a captura indiciária feita pelas câmeras acopladas nos veículos da empresa é obrigatoriamente necessária para que posteriormente o artista possa acessá-las virtualmente e assim produzir seu trabalho.
Palavras-chave: Fotografia; Imagens; Índice; Ícone; Deslocamento.