Defesa de dissertação de mestrado
Mestrando(a): Leonardo Felipe Vierira Ribeiro
Título: "CORPO, COTIDIANO E SENSORIALIDADE: DIMENSÕES CARNAIS NO CINEMA CONTEMPORÂNEO"
Data: 23/05/2019
Horário: 09:00
Local: Sala de Web Conferência do CCHN
Banca Examinadora:
Prof. Dr. Erly Milton Vieira Junior (Orientador - PPGA/UFES)
Prof. Dr. Gaspar Leal Paz (Examinador Interno - PPGA/UFES)
Prof. Dr. Fernando Morais da Costa (UFF)
Resumo: Este trabalho financiado pela CAPES tem como objetivo investigar o apelo háptico da experiência cinematográfica, sua relação com o corpo do espectador, definir suas medidas e seus limites no contato ambos, identificando e refletindo sobre essas experiências estéticas e corporais. O estudo leva em conta a experiência do espectador, enquanto um corpo com esquema sensorial expressivo. A participação do corpo na experiência cinematográfica é essencial, testada no exercício de grupos focais. Os modos como o som podem ser usados para deduzir as sensações de espaciais e fisiológicas para demonstrar esses problemas. São objetos de estudo os filmes O abismo prateado, de Karim Aïnouz, e A mulher sem cabeça (La mujer sin cabeza), de Lucrecia Martel, para provar os pressupostos teóricos construídos nesta busca. Na relação entre esses filmes e o espectador, dentro de seus universos estéticos e narrativos, o que se quer é entender como o cinema contemporâneo emula sensações corporais e estabelece um contato mútuo e carnal com o espectador.
Palavras-chave: cinema; sensorialidade; corpo; cotidiano; Karim Aïnouz; Lucrecia Martel.