Defesa de dissertação de mestrado
Mestrando(a): Thiago Rodrigues Amorim
Título: "A CAPOEIRA E SUAS NARRATIVAS VISUAIS NO RIO DE JANEIRO ENTRE OS ANOS DE 1821 A 1955"
Data: 31/05/2019
Horário: 10:00
Local: Sala 05 (Prédio do mestrado do Centro de Artes)
Banca Examinadora:
Prof.ª Dr.ª Aissa Afonso Guimarães (Orientadora - PPGA/UFES)
Prof. Dr. Gaspar Leal Paz (Examinador Interno - PPGA/UFES)
Prof. Dr. André da Silva Mello (Examinador Externo - PPGEF/UFES)
Resumo:
A história entre o Rio de Janeiro, os Negros e a Capoeira, apresenta-se de forma imbricada quando consideramos esses elementos parte de uma amalgama histórica. Essa junção entre os três ponto produz narrativas sobre fatos e eventos circundantes à movimentos sociais, políticos e culturais. O presente estudo tratou de dissertar sobre a historicidade da capoeira no Rio de Janeiro no período de 1821 a 1955. Estudo estudo foi pensado e executado a partir da possibilidade de tornar identificável os registros de imagens como fonte histórica fidedigna. Sendo assim, formou-se uma narrativa visual, por assim dizer, de cinquenta e três figuras de modo a se conectarem numa ordem cronológica através da capoeira, de forma direta ou indireta. Acompanhando o desenrolar da História pela Arte denunciou-se um discurso que flagra como a capoeira gradativamente vai deixando de ser conteúdo marginal para se tornar hábito salutar e moralmente reconhecido pela elite burguesa carioca. A intenção de narrar o passado, calhou, de modo empírico, numa hermenêutica metodológica reconhecendo o historicismo como pertinente na dissertação. A linguagem das Artes esteve em equilíbrio dentro dessa narrativa histórica e coadunou com a nossa vocação investigativa, presente no paradigma indiciário. As imagens utilizadas para a construção textual desta narrativa visual partiram de um referencial imagético comum ao campo das Artes Visuais.
Palavras-Chave: Narrativa Visual, Fontes Imagéticas, História, Capoeira, Capoeiragem, e Rio de Janeiro.