Defesa de dissertação de mestrado
Mestrando(a): Michele Cordeiro da Silva
Título: O CORPO NA ICONOGRAFIA CRISTÃ: O RETÁBULO DE SÃO VICENTE DE SARRIÁ (1455-1460)
Data: 13/07/2017
Horário: 10:00
Local: Sala 5
Banca Examinadora:
Prof. Dr. Ricardo Luiz Silveira da Costa (Orientador - PPGA/UFES)
Prof. Dr. Alexandre Emerick Neves (Examinador Interno - PPGA/UFES)
Prof. Dr. Jorge Augusto da Silva Santos (Examinador Externo – UFES)
Resumo
As formas humanas sempre foram fonte de fascínio. Figuram como a força motriz de inúmeras discussões para as ciências humanas e para as artes plásticas. Ao longo da história, as sociedades costumeiramente produziram imagens do corpo. Estas exprimem uma forma particular de construção simbólica atrelada a um determinado contexto sociocultural. Para esta dissertação, optamos pela a análise de alguns compartimentos do Retábulo de São Vicente de Sarriá (1455-1460) produzidas no ateliê do artista catalão Jaume Huguet (1414-1492). O políptico foi produzido para a igreja paroquial de Sarriá. As imagens representam episódios da vida de São Vicente Mártir (†304). O principal objetivo deste trabalho foi analisar as particularidades do conceito de corpo tal como foi estabelecido no Ocidente Cristão. As obras selecionadas foram confrontadas com os textos hagiográficos, a partir da metodologia de análise iconográfica. Com o intuito de verificar como a arte sacra dimensionava o corpo na representação dos santos mártires. A presente investigação parte da premissa de que o gótico tardio, já com forte influência do alvorecer da Renascença, teve alguns aspectos peculiares na região da Catalunha. O Retábulo de São Vicente de Sarriá (1455-1460) representava um momento em que o gótico entrava em gradativo declínio: esta seria uma obra realizada em um período de transição em que os pressupostos representacionais eram, pouco a pouco, questionados.
Palavras-chave: Corpo, iconografia cristã, São Vicente, Jaume Huguet.