Defesa de dissertação de mestrado
Mestrando(a): Jorge da Silva Magalhães
Título: Santos e Madonas de Alfredo Volpi: reinvenção da Tradição, sinal de devoção ou liberdade experimental?
Data: 14/08/2015 (sexta-feira)
Horário: 14:00
Local: PPGA, sala 5.
Banca Examinadora:
Profa. Dra. Almerinda da Silva Lopes (Orientador - PPGA/UFES)
Prof. Dr. Ricardo Maurício Gonzaga (Membro Interno - PPGA/UFES)
Profa. Dra. Sônia Salzstein (Membro Externo - USP)
Resumo:
Esta Dissertação objetiva estabelecer diálogos e suscitar algumas reflexões sobre a produção de matriz religiosa de Alfredo Volpi, considerando-se que há pouca literatura publicada sobre o tema. Considera-se a possibilidade de haver algo de religioso nas "entrelinhas" de sua produção, ainda que o próprio artista se auto-proclamasse ateu. A poética propriamente dita surge entre o final da década de 1920 e início de 1930, e prossegue até o final dos anos 1960. Para tal abordagem levamos em consideração reportagens de jornais da época, escritos de críticos do artista, informações via internet e, também, percepções pessoais sobre suas obras. Buscamos uma incursão no que teria sido o universo de Volpi, incluindo sua formação - como ser político e como artista -, alguns de seus hábitos e, naturalmente, sobre o que, supostamente, teria lhe levado a conceber tão extensa e admirável produção de personagens religiosos.
Palavras-chave: Arte, Modernismo, pintura religiosa, Volpi.