Perspectivas da criatividade para o ensino de arte e mediações educativas na contemporaneidade

Resumo: Este projeto de pesquisa dá continuidade a uma pesquisa que tem com o objetivo refletir sobre as questões que envolvem a Criatividade e a Inovação na Educação, em particular nas Artes, a partir da investigação dos princípios e práticas pedagógicas do ensino de arte na contemporaneidade, com norte nas mediações das novas tecnologias aplicadas à diversidade que envolve as práticas docentes no ensino fundamental e médio e, não obstante, em nível superior.
Neste projeto para o PPGA/UFES intitulado Perspectivas da criatividade para o ensino de arte e mediações educativas na contemporaneidade, pretendemos ampliar o estudo sobre as práticas formativas e profissionais do professor/mediador de arte nas escolas ou espaços formativos não tradicionais, de modo a mapear e promover uma atualização desse fazer no Espírito Santo. Buscaremos a partir de um estudo teórico-prático promover junto aos egressos dos cursos de licenciatura no campo das artes no estado (Licenciatura em Artes Visuais e Licenciatura em Música - UFES; e a Licenciatura em Música da Escola de Música do Espírito Santo – FAMES) a ampliação de sua formação, contribuindo para a modernização do ensino das artes no estado. Destacamos que reflexões sobre a criatividade e inovação parecem ser fundamentais na formação de professores entendendo que, se percebemos a necessidade de formar estudantes criativos, temos que, em primeiro lugar, propiciar estudos e práticas em criatividade nos cursos que formam professores.

Data de início: 01/08/2019
Prazo (meses): 48

Participantes:

Papelordem decrescente Nome
Coordenador STELA MARIS SANMARTIN
Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910