Arte e Mídias Contemporâneas - OP da Linha 2
Código: PPGA0014
Curso: Mestrado em Artes
Créditos: 4
Carga horária: 60
Ementa: O advento das tecnologias da mídia e as implicações no sistema artístico. Perspectivas socioculturais e técnicas das relações entre produção artística e mídia. Caracterização, limitações e interações entre teorias pautadas pelos dispositivos e pelo paradigma informacional.
Bibliografia: DOMINGUES, Diana (Org.). Arte, ciência e tecnologia: passado, presente e desafios. São Paulo: Ed. da UNESP, 2009.
FLUSSER, Vilém. O universo das imagens técnicas: elogio da superficialidade. São Paulo, SP: Annablume, 2008. BC UFES Call number: 77 F646u
GRAU, Oliver; HOTH, Janina; WANDL-VOGT, Eveline (eds.). Digital art through the looking glass: new strategies for archiving, collecting and preserving in digital humanities. Krems: Edition Donau-Universität, 2019. https://doi.org/10.11588/artdok.00006566 (acesso livre)
KITTLER, Friedrich (1999). Gramophone, Film, Typewriter
LEÃO, Lucia (Org.). O Chip e o caleidoscópio: reflexões sobre as novas mídias. São Paulo: SENAC, 2005. Call number: 316.774 C541
MANOVICH, Lev. Software takes command: extending the language of new media. New York: Bloomsbury, 2013. http://dx.doi.org/10.5040/9781472544988 (acesso livre)
MANOVICH, Lev. The language of new media. Cambridge: MIT Press, 2001. Call number: 316.77 M279l
NAVAS, Eduardo (2012). Remix Theory: The Aesthetics of Sampling
RUSH, Michael. Novas mídias na arte contemporânea. São Paulo: Martins Fontes, 2006. BC UFES Call number: 73 R953n
SIEGERT, Bernhard. Cultural techniques: grids, filters, doors, and other articulations of the real. New York: Fordham University Press, 2015.
WARK, McKenzie. A hacker manifesto. London: Verso, 2004.