Arte Contemporânea - OP da Linha 1
Código: PPGA0006
Curso: Mestrado em Artes
Créditos: 4
Carga horária: 60
Ementa: Estudo sobre as relações entre a prática artística e reflexões teóricas, históricas e críticas, bem como a redefinição contemporânea do estatuto da obra da arte e a proposição de novas formas de articulação entre fenômeno, fruição e experiência.
Bibliografia: .
BOURRIAUD, Nicolas. Estética Relacional. São Paulo: Martins Fontes, 2009.
BRETT, Guy. Brasil Experimental. Rio de Janeiro: Contracapa, 2006.
CANCLINI, Néstor García. A Sociedade sem Relato. Antropologia e Estética da Iminência. São Paulo: Edusp, 2012.
_________. Culturas Híbridas. São Paulo: Edusp, 2011.
CAUQUELIN, Anne. Fréquenter les Incorporels. Contribution à une théorie de l´art contemporain. Paris: Presses Universitaires de France, 2006.
__________. L´Art Contemporain. Paris: Presses Universitaires de France, 1992.
__________. Petit Traité D´Art Contemporain. Paris: Seuil, 1996.
CRISPOLTI, Enrico. Como estudar a arte contemporânea. Lisboa: Editorial Estampa, 2004.
FERREIRA, Glória e COTRIM, Cecília (orgs.). Escritos de Artistas anos 60/70. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2006.
FRIED, Michael. "Arte e objetidade". In: Arte & Ensaios nº 9. Rio de Janeiro, Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais/Escola de Belas Artes, UFRJ, 2002, p. 130-147.
GRANDO, Angela. "A lacuna do objeto e/ou inter-relações no habitar o espaço da obra de arte". In: Anais do XXXI Colóquio CBHA 2011 - [Com/Con]tradições na História da Arte. São Paulo: Unicamp, 2011.
HEINICH, Nathalie. L`art contemporain exposé aux rejets. Paris: Hachette, 1997.
JIMENEZ, Marc. La Querelle de L´art contemporain. Paris: Gallimard, 2005.
LADDAGA, Reinaldo. Estética da emergência. São Paulo: Martins Fontes, 2012.
MILLET, Catherine. L´art contemporain: Histoire et Géographie. Paris: Champs Arts, 2006.
NOGUEIRA, Isabel. Do Pós-Moderno à Exposição Alternativa Zero. Lisboa: Nova Alternativa, 2007.