Laboratório em Interartes I (articulação teórico-prática) - OB da Linha 2
Código: PPGA0005
Curso: Mestrado em Artes
Créditos: 4
Carga horária: 60
Ementa: Estudo de correspondências entre matérias, técnicas e modalidades artísticas. Teorias e práticas variadas e interdisciplinares. Processos criativos e críticos de modalidades artísticas distintas aplicados às práticas contemporâneas.
Bibliografia: BIBLIOGRAFIA BÁSICA
PRADO, Gilbertto; TAVARES, Mônica; ARANTES, Priscila. Diálogos interdisciplinares: arte e pesquisa. São Paulo: ECA/USP, 2006.
DOMINGUES, Diana (Org.). Arte, ciência e tecnologia: passado, presente e desafios. São Paulo: Ed. da UNESP, 2009.
PAREYSON, Luigi. Estética: teoria da formatividade. Petrópolis: Vozes, 1993.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
CASNOK, Yara. Música: entre o audível e o visível. São Paulo: EDUNESP, 2008.
DEWEY, John. Arte como experiência. São Paulo: Martins Fontes, 2010.
FREITAS, Alexandre Siqueira de. Choque entre formas: aproximações intra e interartísticas. Revista Pós vol. 7, no.13, UFMG, 2017.
KLEE, Paul. Sobre arte moderna e outros ensaios. São Paulo: Zahar, 2001.
MERLEAU-PONTY, Maurice. Fenomenologia da percepção. São Paulo: Martins Fontes, 2011.
LICHTENSTEIN, Jacqueline (dir.). A pintura: textos essenciais. Vol. 7: O paralelo das artes. São Paulo: Editora 34, 2005.
PAREYSON, Luigi. Problemas da Estética. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
PLAZA, Julio. Tradução intersemiótica. São Paulo: Editora Perspectiva, 2003.
SOURIAU, Étienne. Correspondência das artes: elementos de estética comparada. São Paulo: Edusp, 1983.
TÁPIA, Marcelo; NÓBREGA, Thelma Médici. Haroldo de Campos: transcriação. São Paulo: Perspectiva, 2013.
JEON, Myounghoon, et al. From rituals to magic: Interactive art and HCI of the past, present, and future. International Journal of Human-Computer Studies, 2019.