Linguagens e Processos em Arte e Cultura - OB
Código: PPGA0002
Curso: Mestrado em Artes
Créditos: 4
Carga horária: 60
Ementa: Linguagens e processos em arte e cultura; discursos e narrativas estéticas na contemporaneidade; formas de textualidade visual e audiovisual. As especificidades e mediações dos produtos artísticos e culturais; Proposição de formas de articulação entre fenômeno, fruição e experiência na cultura das imagens e da sonoridade.
Bibliografia: BASBAUM, Ricardo (org.). Arte contemporânea brasileira: texturas, dicções, ficções estratégicas. Rio de Janeiro: Rios Ambiciosos, 2001.
BISHOP, Claire. .Antagonismo e estética relacional.. In: Revista Tatuí. Nº 12, outubro de 2011.Disponível em http://revistatatui.com/secao/revista/tatui-12/. Arquivo consultado em 27 de maio de 2016.
BOURRIAUD, Nicolas. Pós-Produção. Como a arte reprograma o mundo contemporâneo. São Paulo: Martins Fontes, 2009.
BRITO, Ronaldo. O moderno e o contemporâneo (O Novo e o outro novo). In: Ricardo Basbaum (org.). Arte Contemporânea Brasileira: Rio de Janeiro: Rios Ambiciosos, 2001.
BUCHLOH, Benjamin. Procedimentos alegóricos: apropriação e montagem na arte contemporânea. Revista Arte&Ensaios, nº 7, novembro 2000.
Cardoso, Lucia de F. P. Cultura visual e a educação através da imagem. Dissertação (mestrado) . Universidade Federal de Pernambuco. CAC. Design e Ergonomia Recife: O Autor, 2010.
158 folhas.
CAUQUELIN, Anne. Teorias da arte. São Paulo: Martins, 2005.
DE DUVE, Thierry, Kant after Duchamp. Cambridge/Londres: MIT Press/October Book, 1998.
DUCHAMP, Marcel. O ato criador. In: BATTCOCK, Gregory (org.). A nova arte. São Paulo: Ed.Perspectiva, col. Debates, 1975.
FERREIRA, Glória (org.). Crítica de Arte no Brasil: temáticas contemporâneas. Rio de Janeiro: Funarte, 2006.
FERREIRA, Glória; COTRIM, Cecília (Org.). Escritos de Artistas: anos 60/70. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2006.
FOSTER, Hal. Recodificação - arte, espetáculo, política cultural. São Paulo: Casa Editorial Paulista, 1996.
FRIED, Michael. Arte e objetidade. In: Arte & Ensaios nº 9. Rio de Janeiro, Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais/Escola de Belas Artes, UFRJ, 2002, pp. 130-147.
KWON, Miwon. One place after another: site-specific art and locational identity. Cambrige/London:MIT Press, 2004.
MIRANDA, Luciana Lobo. A Cultura da Imagem e uma Nova Produção subjetiva.. Revista Psicologia Clinica. v.19, no. 1, 2007, pp. 25-39
Moraes, Ana Luiza Coiro & Coelho, Cláudio Novaes Pinto (Organizadores.). Cultura da imagem e sociedade do espetáculo . 1.ed. . São Paulo: UNI, 2016.
241 p.
O.DOHERTY, Brian. No Interior do Cubo Branco. A ideologia do Espaço da Arte. São Paulo: Martins Fontes, 2002.
OITICICA, Hélio. .Posição e programa; Programa ambiental; Posição ética.. In: Luciano Figueiredo, Lygia Pape, Waly Salomão (org.) Aspiro ao Grande Labirinto/ Hélio Oiticica. Rio de Janeiro: Rocco, 1986.
PEDROSA, Mário. Arte ambiental, Arte Pós-Moderna, Hélio Oiticica. In: Luciano Figueiredo, Lygia Pape, Waly Salomão (org.) Aspiro ao Grande Labirinto/ Hélio Oiticica. Rio de Janeiro: Rocco, 1986.
POPPER, Frank. Art, Action et Participation. Paris: Éditions Klincksieck. 1985.
RANCIÈRE, Jacques. O Espectador emancipado. Trad. Ivone C. Benedetti. São Paulo: Martins Fontes, 2012.