A CADEIRA DE MADEIRA TORNEADA: Objeto de desejo doméstico e produção moderna presente na obra “O Importuno”, de Almeida Júnior
Nome: DENISE MARIA CHANE BUZETTO
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 06/06/2014
Orientador:
Nome | Papel |
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APARECIDO JOSE CIRILO | Orientador |
Banca:
Nome | Papel |
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ANA MARIA TAVARES CAVALCANTI | Examinador Externo |
ANGELA MARIA GRANDO BEZERRA | Examinador Interno |
APARECIDO JOSE CIRILO | Orientador |
Resumo: Este trabalho aborda a temática da pintura de interiores, seu objeto de estudo é a presença da cadeira de madeira vergada, tipo Thonet, um objeto doméstico inserido na obra O Importuno, de José Ferraz de Almeida Júnior (1859-1899), como índice, uma contaminação do espírito modernista, uma presença de modernidade na obra deste pintor brasileiro do século XIX. A problemática surge da pergunta: quais as relações possíveis de serem estabelecidas a partir da verificação da presença de uma cadeira de madeira vergada – que se torna ícone da modernidade, na obra de um pintor acadêmico? Portanto, o objetivo desta pesquisa é examinar a cadeira de madeira vergada, como objeto da modernidade, como objeto doméstico que está contido na pintura de interior na obra O Importuno, buscando estabelecer relações que possam colocá-la como uma intrusa modernista na obra acadêmica do pintor em estudo. A pesquisa é de caráter exploratório, assumindo a forma de pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo, sendo de cunho qualitativo. Os dados foram coletados durante o período de maio de 2012 a janeiro de 2014, através de observação – apreciação e análise do objeto de estudo na Exposição da Pinacoteca do Estado de São Paulo, e principalmente, referências bibliográficas – o levantamento contou com a contribuição de alguns autores que promovem a temática proposta, entre os quais: Marize Malta, em destaque; Karin Philippov; Jorge Coli; Phyllis Benet Oates, Gaston Bachelard, Fernando Novais e Rafael Cardoso Denis. O trabalho parte da concepção de objeto de desejo apresentado por Malta, relacionada à percepção dos demais autores sob o tema proposto – pintura de interiores. Concluiu-se que a cadeira de madeira vergada presente na obra O Importuno se revela a partir do seu processo de produção moderna um possível indício de modernidade presente de maneira velada nesta obra de um pintor acadêmico, quase que uma intrusa na pintura.