Concurso Nacional de Piano de Governador Valadares: um estudo de caso sobre a construção do cânone de repertório de música brasileira.
Nome: MIRNA AZEVEDO COSTA
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 22/04/2013
Orientador:
Nome | Papel |
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VIVIANA MÓNICA VERMES | Orientador |
Banca:
Nome | Papel |
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AISSA AFONSO GUIMARÃES | Examinador Interno |
LUCIA SILVA BARRENECHEA | Examinador Externo |
VIVIANA MÓNICA VERMES | Orientador |
Resumo: Este trabalho visa discutir a possível formação de um cânone de repertório de música brasileira, especialmente no contexto do Concurso Nacional de Piano de Governador Valadares, dialogando com os conceitos de cânone e memória, a fim de elucidar alguns aspectos envolvidos na construção do repertório pianístico brasileiro, e com os conceitos de campo autônomo e capital cultural para compreender em que medida os concursos podem contribuir neste caso. Para tanto, foram analisados os programas deste concurso com o objetivo de identificar o repertório de música brasileira apresentado pelos candidatos. A partir da constatação de um repertório pianístico hegemonicamente centrado nas obras do compositor Heitor Villa-Lobos, busca-se levantar e entender os diversos fatores que conformam tal panorama, desde a própria estética nacionalista até a inserção deste compositor no governo Vargas e suas implicações.