(pro)posições e (im)posições: estratégias de colaboração em arte contemporânea.
Nome: MELINA ALMADA SARNAGLIA
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 15/06/2011
Orientador:
Nome | Papel |
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ANGELA MARIA GRANDO BEZERRA | Orientador |
Banca:
Nome | Papel |
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ANGELA MARIA GRANDO BEZERRA | Orientador |
APARECIDO JOSE CIRILO | Examinador Interno |
MÔNICA ZIELINSKY | Examinador Externo |
Resumo: O presente estudo tem como objeto de investigação as estratégias de ação para as práticas colaborativas na arte contemporânea. Utilizamos como fio condutor para tal discussão as obras Parangolé e Éden de Hélio Oiticica, além de sua experiência no Morro da Mangueira, favela carioca, ainda na década 1960. Reflexões a partir da série Pessoas pagas para do artista espanhol Santiago Sierra e, o projeto Mejor Vida Corp. de Minerva Cuevas. Estabelecemos como ponto de reflexão as teorias que tratam da diluição do estatuto do autor, os textos do próprio Oiticica e as teorias que lidam com o campo da estética relacional. Analisamos de que maneira e em que momento a participação do espectador na obra se torna importante e quais estratégias são empregadas, a partir da colaboração, para que ela aconteça.
Palavras-chave:
Colaboração. Espectador. Hélio Oiticica. Santiago Sierra. Minerva Cuevas