Do presencial ao Digital: Performance Coral em Vídeo-Mosaico sob a Perspectiva das Músicas Audiotáteis
Nome: DIEGO PEREIRA DA ROCHA
Data de publicação: 30/05/2025
Banca:
| Nome |
Papel |
|---|---|
| ALEXANDRE SIQUEIRA DE FREITAS | Examinador Interno |
| DANIEL TAPIA | Examinador Interno |
| DORIANA MENDES REIS | Examinador Externo |
| FABIANO ARAUJO COSTA | Presidente |
| HELLEM PIMENTEL SANTOS FIGUEIREDO | Examinador Externo |
Resumo: Esta dissertação investiga as transformações ocorridas na prática do Coral da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) diante da migração para o ambiente digital durante a pandemia de COVID-19. A pesquisa tem como foco principal a análise da performance da música Angélica (Chico Buarque e Miltinho), apresentada no formato de vídeo mosaico, como reflexo das adaptações técnicas, estéticas e pedagógicas vivenciadas pelo grupo. Fundamentada na Teoria das Músicas Audiotáteis (TMA), de Vincenzo Caporaletti, a investigação busca compreender de que forma a mediação tecnológica alterou a experiência vocal, a percepção sonora e a construção coletiva da performance coral. A metodologia adotada é qualitativa, estruturada como estudo de caso, com base em análise documental, entrevistas com a regente, funcionários e coristas, além da observação e avaliação de materiais audiovisuais produzidos pelo grupo durante o período pandêmico. Os resultados evidenciam que a transição para o meio digital redefiniu profundamente os modos de produção musical, ampliando o papel da escuta ativa, da autonomia individual e da pós-produção como elementos centrais da performance coral. A pesquisa contribui para os debates sobre as interseções entre música, tecnologia e pedagogia, destacando a resiliência do canto coral diante das rupturas de mídia e as possibilidades formativas e expressivas em contextos mediados digitalmente.
