Arte Contemporânea na Educação: Práticas Artísticas e Criativas em Contextos de Educação Social
Nome: PAULA BARBOSA DA SILVA
Data de publicação: 26/06/2025
Banca:
| Nome |
Papel |
|---|---|
| APARECIDO JOSE CIRILO | Examinador Interno |
| FLÁVIA MARIA DE BRITO PEDROSA VASCONCELOS | Examinador Externo |
| STELA MARIS SANMARTIN | Presidente |
Resumo: Esta dissertação apresenta a ação pedagógica como um espaço de produção de conhecimento e experiência educativa em contextos não formais. Partindo do pressuposto de que a criação em arte pode ser um catalisador para novas formas de aprendizado, o estudo analisa a prática artístico-pedagógica “Exercícios para se Lembrar”, realizada no Espírito Santo em 2023. A proposta da ação pedagógica envolveu a criação de trabalhos artísticos em diálogo com a memória, o território e a subjetividade, promovendo uma experiência de troca entre os participantes e o espaço educativo. A pesquisa busca compreender como a prática educativa pode se configurar como um campo pedagógico expandido, no qual a criação não apenas se dá como um fim, mas também como um meio para desenvolver sensibilidades, relações e modos de apreender o mundo. Para fundamentar teoricamente o trabalho, são explorados conceitos de criatividade, educação não formal e arte contemporânea, com o objetivo de refletir sobre a potência educativa das práticas artísticas imersivas. Além da análise da ação pedagógica específica, o estudo articula outras experiências que evidenciam como as práticas artísticas podem tensionar e ampliar a noção tradicional de educação. Considera-se que, em um contexto no qual a arte e a pedagogia dialogam, novas possibilidades de formação e subjetivação emergem, criando espaços de aprendizagem nos quais processos e resultados são importantes. Dessa forma, esta dissertação propõe um olhar sobre a ação pedagógica como território de investigação criativa e da experimentação artística.
