THAT’S WHAT SHE SAID (1978): UMA ANÁLISE AUDIOTÁTIL DO SCAT SINGING DE FLORA PURIM
Nome: JENNIFER SOARES NOGUEIRA
Data de publicação: 29/11/2024
Banca:
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Papel |
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ALEXANDRE SIQUEIRA DE FREITAS | Examinador Interno |
DORIANA MENDES REIS | Examinador Externo |
FABIANO ARAUJO COSTA | Presidente |
Resumo: Esta dissertação analisa o Scat singing na obra de Flora Purim, com ênfase na singularidade, estética e técnica de sua improvisação e extemporização entre os anos de 1964 e 1978. Para isso, foram apresentados fatores históricos, estéticos e técnicos do Jazz singing nas eras Swing, Bebop e Fusion. Em seguida, foram incorporadas as chaves interpretativas da Teoria das Músicas Audiotáteis (TMA) para compreender os fenômenos de improvisação, avaliando o valor estético-cultural musical nas obras analisadas, com foco nos aspectos audiotáteis como groove, swing, improvisação e extemporização. As obras de Flora Purim foram analisadas com base nos conceitos da TMA, o que proporcionou dados sobre os aspectos do Scat singing no período Fusion, evidenciando as formas estruturantes da composição e da execução presentes em sua prática artística