Criatividade na práxis arte-educadora escolar na educação infantil
Nome: FRANCYSMEYRE RODRIGUES THOMPSON
Data de publicação: 28/05/2024
Banca:
Nome | Papel |
---|---|
ALEXANDRE SIQUEIRA DE FREITAS | Examinador Interno |
ROSA IAVELBERG | Examinador Externo |
STELA MARIS SANMARTIN | Presidente |
Resumo: A presente pesquisa aborda a criatividade como viés metodológico na práxis de professores arte-educadores na educação infantil. Buscando entender se a presença da criatividade nas práticas artísticas educativas na educação infantil, através de mediações do professor arte-educador, promovem ou inibem um ambiente criativo. Ressalta-se o papel da arte na educação de crianças pequenas como um meio de promover a criatividade e a expressão individual, fundamentais para seu desenvolvimento integral. Também a complexidade de relacionar o desenvolvimento da criança com estímulos criativos, mas enfatiza-se a importância de compreender a dinâmica geral do processo arte-educacional. A metodologia proposta envolve três etapas: seleção do campo de pesquisa com base nos projetos pedagógicos dos professores de arte, observação de campo para coleta de dados e entrevistas semiestruturadas com os professores. A pesquisa se baseia em uma abordagem qualitativa, considerando a criança como um agente social ativo. Investiga-se as concepções dos professores sobre criatividade e sua aplicação prática. Os dados foram analisados utilizando, como métodos científicos, a análise do discurso e a análise de dados coletados em campo. As conclusões obtidas indicam que métodos criativos fomentam um ambiente educacional mais criativo, estimulando as crianças em sua criatividade.