O SENTIDO DO
TRÁGICO EM FRIEDRICH HÖLDERLIN À LUZ DAS INTERPRETAÇÕES DE GERD
BORNHEIM
Nome: ANDRÉ SILVA DOS SANTOS
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 19/06/2023
Orientador:
Nome | Papel |
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GASPAR LEAL PAZ | Orientador |
Banca:
Nome | Papel |
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AISSA AFONSO GUIMARÃES | Examinador Interno |
GASPAR LEAL PAZ | Orientador |
ROSA MARIA DIAS | Examinador Externo |
Resumo: No século XVIII, na Alemanha, em pleno contexto da Revolução Francesa, nasce Friedrich Hölderlin, dramaturgo (tragediógrafo) e poeta, que revolucionou o cenário da literatura da época. A proposta dramatúrgica de Hölderlin concilia o espírito grego e o moderno, na busca de uma arte que representasse a Alemanha da época, porém, diante desse desejo, se depara com rejeições dos seus contemporâneos e conflitos que corroboram para a sua loucura. Hölderlin deixou um grande legado com textos dramáticos e poéticos inacabados, porém, dotados de riqueza intelectual. Dois séculos depois, no Brasil, nasce Gerd Bornheim, filósofo e crítico de arte brasileiro que contribuiu e continua a contribuir com pesquisas acadêmicas e artísticas no cenário contemporâneo. Bornheim também deixou um rico acervo com livros, folhetins, artigos e datiloscritos que abordam temas de naturezas distintas: política, arte/teatro, linguagem, educação dentre outros. Assim, este trabalho surge em função de percebermos afinidades entre dois autores de épocas distintas, porém, importantes para a crítica de arte e para a arte teatral: o brasileiro Gerd Bornheim e o alemão Friedrich Hölderlin. A partir da transcrição e da análise de datiloscritos inéditos de Gerd Bornheim sobre Hölderlin, estudamos o conceito de tragédia teatral do dramaturgo suábio, com o intuito de compreendermos como a sua teoria sobre o trágico, encontrada, também, após a leitura das três versões do seu texto dramático A morte de Empédocles, se apresenta no cenário do teatro e da arte contemporânea. Portanto, é uma pesquisa qualitativa e bibliográfica de caráter histórico-artística e filosófica, que se propõe a abranger a interpretação de questões subjetivas relativas a interpretações dos referidos autores. Assim, com esta pesquisa trazemos a obra de Hölderlin por outras perspectivas: a recepção/aceitação de sua obra teatral que foi negada e mencionada como um fracasso por muitos/as pesquisadores/as; a abertura poética-estética e criativa mencionada por Bornheim que, ao nosso ver, são possibilidades de apreciar positivamente a obra de Hölderlin; a crise da comunicação e a crítica de arte como fundamentação para compreendermos a literatura dramática do nosso escritor alemão, além de outras proposições que posteriormente serão discorridas.
Palavras-chaves: Friedrich Hölderlin. Gerd Bornheim. Teatro. Tragédia. Crítica de arte