MEMES - APROPRIAÇÃO DAS OBRAS DE ARTE NA REDE: UM ESTUDO SOBRE A ATUALIZAÇÃO E A PRODUÇÃO DE SENTIDO NA INTERNET

Nome: DAYANA CÕRTES PEREIRA
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 18/11/2022
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
DAVID RUIZ TORRES Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
APARECIDO JOSE CIRILO Examinador Interno
DAVID RUIZ TORRES Orientador
VICTOR REIS MAZZEI Examinador Externo

Resumo: Investigamos a ação dos memes como instrumento de crítica social do ambiente virtual, com foco na apropriação das obras de arte, pois as pessoas, por meio da internet, são convocadas, com os memes, a se incluírem no contexto das imagens, através de assuntos próprios do cotidiano das obras que se assimilam com os nossos e, assim, experimentarem um nexo temporal entre os acontecimentos históricos e outras formas de expressão da vida social, presentes na cibercultura. Observamos, nos memes do perfil do Facebook @ArtesDepressão, que a apropriação e a ressignificação das pinturas aparecem no ambiente virtual em forma de entretenimento e de crítica social. Nesse processo, entendemos que o embasamento principal, para o propósito e construção dos memes como ferramenta crítica social, encontra apoio na multimodalidade, pelo insistente uso e crescente massificação das imagens pelas redes sociais. Com a infecção mundial do vírus da Covid-19, observamos nos memes a disseminação de informação e crítica sobre assuntos relacionados à vivência social do vírus ao se apropriar das obras de arte e ressignificá-las através da multimodalidade e das redes sociais, que possibilitam a construção de sentido que permite ao meme provocar experiência social de diálogo e apropriação das obras de arte na rede. Propomos, nesta pesquisa, analisar o contexto de três memes do perfil do Facebook @ArtesDepressão, que se apropriou das imagens de arte e ressignificou seu sentido no tema da Covid 19, de acordo com as situações vivenciadas pela população. Para a análise das imagens, seguimos a Proposta de Modelo de Análise de Fotografia da Universidade Jaume I, Analisisfotografia (2003), nos níveis: contextual, morfológico, composicional e enunciativo.
Palavras-chave: Memes. Arte. Ambiente virtual. Crítica social. Covid-19.

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