A Criatividade como processo pragmático na formação didática de professores de Arte

Nome: ANA RITA CESAR LUSTOSA
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 03/10/2022
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
STELA MARIS SANMARTIN Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
APARECIDO JOSE CIRILO Examinador Interno
ROSA IAVELBERG Examinador Externo
STELA MARIS SANMARTIN Orientador

Resumo: Esta dissertação de mestrado aborda a Criatividade como processo na formação de professores de Arte, tema contemporâneo importante ao debate pedagógico. A sua relevância social se faz presente ao proporcionar possibilidades para a formação de professores e alunos que precisam estar preparados para o enfrentamento dos desafios postos pela sociedade atual. Trata-se de uma pesquisa fundamentada em autores clássicos sobre os temas em questão, caracterizada como exploratória, descritiva, explicativa. A metodologia utilizada foi a pesquisa-ação, tendo como suporte a pesquisa bibliográfica, a observação-participante, a escuta sensível e pesquisa de campo. Foram aplicados ao grupo de professores de Arte da Prefeitura Municipal da Serra (ES) dois questionários, um diagnóstico e outro avaliativo, após o desenvolvimento de um programa de formação de professores voltado para a criatividade abordando as quatro linguagens da Arte: Artes Visuais, Teatro, Dança, Música e, ainda, Literatura. Os dados foram analisados utilizando, como métodos científicos, a análise do discurso e a análise de conteúdo e as conclusões a que se chegou é que as teorias e métodos criativos ainda são pouco conhecidos e que há interesse e campo para desenvolver o tema com os professores da Secretaria Municipal da Serra, Espírito Santo.
Palavras-Chave: Criatividade; Formação Continuada de professores; Didática; Professores de Arte; Ensino de Arte.

Acesso ao documento

Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910