Abstração e Literalidade: Reflexão entre tempo, matéria e memória no processo pictórico de José Bechara
Nome: RITA MYCHELLY DOS SANTOS SALLES
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 30/08/2022
Orientador:
Nome | Papel |
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RICARDO MAURICIO GONZAGA | Orientador |
Banca:
Nome | Papel |
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APARECIDO JOSE CIRILO | Examinador Interno |
CARLOS EDUARDO DIAS BORGES | Examinador Externo |
RICARDO MAURICIO GONZAGA | Orientador |
Resumo: A proposta desta pesquisa é tecer reflexões sobre os processos poéticos do artista plástico brasileiro José Bechara, trazendo como enfoque a sua relação com o campo pictórico, sob o olhar para à abstração no espaço literal da existência e das experiências em pinturas, que vão de encontro ao próprio percurso do fazer, provocando outros sentidos no campo da significação revelada na materialidade da superfície pictórica, contribuindo para a sintaxe da pintura e para o processo de literalização do pensamento de arte contemporânea. O processo de criação do artista apresenta uma comunicação com relação à matéria e temporalidade. Sendo assim, a pesquisa propõe diálogos que norteiam as experimentações em pintura e ocorrências estéticas, propondo reflexões subjetivas com relação ao tempo, matéria e memória. Contudo, foram utilizadas e contextualizadas bibliografias que comunicaram com o campo da arte e da filosofia, para propor diálogos sobre a transitoriedade e memória. Sendo assim, este estudo aponta interações poéticas no processo criativo de José Bechara e de que maneira configuram com os desdobramentos da pintura contemporânea brasileira.
Palavras-chave: José Bechara; Abstração; Espaço literal; Tempo; Matéria; Memória