PATRIMÔNIO CULTURAL E TERRITÓRIO: BANDA DE CONGO MÃE PETRONILHA DE ARAÇATIBA, VIANA/ES

Nome: KAROLLINE DE OLIVEIRA LOURENÇO
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 03/11/2021
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
AISSA AFONSO GUIMARÃES Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
AISSA AFONSO GUIMARÃES Orientador
GASPAR LEAL PAZ Examinador Interno
OTAIR FERNANDES DE OLIVEIRA Examinador Externo

Resumo: O Espírito Santo detém uma diversidade de expressões culturais em todo o seu território, dentre essas práticas se destacam as bandas de congo, com os seus festejos que marcam diversas comunidades nos meses de dezembro e janeiro, seguidos com procissões, batuques, fincadas e arrancadas de mastros, em devoção a São Benedito. Além de todo esse ritual, a prática do congo foi reconhecida como primeiro Patrimônio Cultural Imaterial a ser registrado pelo estado do Espírito Santo, também representa a identidade cultural de diversos grupos, apresentando seus símbolos e demarcando seus territórios. Dentre essas características, destaco como tema desta pesquisa a Banda de Congo Mãe Petronilha, da comunidade de Araçatiba, município de Viana/ES. A região de Araçatiba no século XVII foi sede de uma das maiores fazendas do litoral brasileiro, sob administração da Ordem Jesuítica. Nessa propriedade, ao longo dos anos ocorreram partilhas, escravidão e injunção do catolicismo, mas a comunidade preservou seu patrimônio cultural, sendo destaque da comunidade de Araçatiba, a Igreja de Nossa Senhora da Ajuda e a Banda de Congo Mãe Petronilha. A pesquisa tem como objetivo apresentar a prática cultural do congo nas terras doadas a santa Nossa Senhora da Ajuda, os rituais do congo e a devoção dos integrantes da Banda de Congo Mãe Petronilha ao padroeiro do congo do Espírito Santo, São Benedito. Além, é claro, das reflexões da prática cultural do congo em um grupo étnico que preserva as memórias de Petronilha Maria da Conceição, liderança precursora da prática cultural em Araçatiba. Sobre a tradição devocional e cultural, salientam-se as reflexões do congo como uma prática de (re)existência do batuque do povo negro nesse território.
Palavras-chave: Banda de Congo Mãe Petronilha; Patrimônio Cultural; Espírito Santo. Memória

Acesso ao documento

Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910