VIDEOGAME E ARTE: POSSIBILIDADES ARTÍSTICAS PRESENTES
NO JOGO DIGITAL PASSAGE
Nome: ANA ELISA PEREIRA POUBEL
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 21/10/2019
Orientador:
Nome | Papel |
---|---|
APARECIDO JOSE CIRILO | Co-orientador |
DAVID RUIZ TORRES | Orientador |
Banca:
Nome | Papel |
---|---|
APARECIDO JOSE CIRILO | Examinador Interno |
DAVID RUIZ TORRES | Orientador |
HUGO CRISTO SANTANNA | Examinador Externo |
Resumo: No setor independente da indústria de jogos - popularmente conhecido como indie -, há na atualidade muitas produções com intenções artísticas, diferente do que acontecia no passado, quando jogos tinham apenas a função de entretenimento. Neles é nítido perceber que o jogo em si - ou seu criador - quer transmitir ideias que vão além do discurso óbvio e sensações antes não previstas. Neste ponto surgiu a hipótese desta pesquisa: é possível explorar a jogabilidade dos jogos digitais como um campo de expressão e possibilidades artísticas? Afim de intentar responder a esta questão, neste trabalho apresenta-se uma breve revisão do potencial artístico de Passage - em
português Passagem-, jogo digital criado pelo designer de jogos Jason Rohrer, em 2007, disponível para plataformas Windows, MacOs e Linux. Sendo este um jogo e, portanto, inserido em um sistema de jogo formal, é importante pensar em como (ou quando) um jogo pode ser arte. Para tanto, serão abordados conceitos de jogabilidade e arte, além de breve descrição do jogo.
Palavras-chave: jogos digitais; arte; jogabilidade; interatividade.