IMAGINANDO A ARTE: UM ESTUDO SOBRE AS IMAGENS TÉCNICAS EM PERSPECTIVA FLUSSERIANA E SUA INSERÇÃO NA ARTE CONTEMPORÂNEA
Nome: SANDRO DE SOUZA NOVAES
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 17/11/2016
Orientador:
Nome | Papel |
---|---|
RICARDO MAURICIO GONZAGA | Orientador |
Banca:
Nome | Papel |
---|---|
ALEXANDRE EMERICK NEVES | Examinador Interno |
ANDREIA CHIARI LINS | Examinador Externo |
RICARDO MAURICIO GONZAGA | Orientador |
Resumo: Essa dissertação reflete sobre as imagens técnicas, a princípio seu desenvolvimento junto com os acontecimentos político sociais da humanidade nos períodos denominados como Pré-história, História e Pós-história pelo Filósofo Vilém Flusser. Através de uma abordagem histórica/analítica estudamos como e quais foram os principais acontecimentos que marcaram cada período acima citado e suas implicações na sociedade, e por consequência, nas práticas artísticas. Em seguida focamos no período pós-histórico para analisar como se deu a inserção das fotografias primeiras imagens técnicas - nas práticas artísticas contemporâneas. E por fim, fazemos um estudo de casos sobre a produção de dois artistas do referido período: Jan Dibbets e Thomas Demand, cuja produção nos dá uma ideia da amplidão das possibilidades das imagens técnicas.
Palavras-chave: Imagem técnica, Vilém Flusser, pós-história, arte contemporânea, fotografia