Defesa de dissertação de mestrado
Mestrando(a): Marcos Valerio Guimarães
Título: CORPOS E SENSORIALIDADES – NO CINEMA MARGINAL DE JÚLIO BRESSANE.
Data: 20/07/2018
Horário: 10:00h
Local: 5
Banca Examinadora:
Prof. Dr. Erly Milton Vieira Junior (Orientador - PPGA/UFES)
Profa. Dra. Gisele Barbosa Ribeiro (Examinador Interno - PPGA/UFES)
Prof. Dr. Fabio Diaz Camarneiro (Examinador Externo – UFES)
Resumo
Essa pesquisa buscou fazer uma abordagem diacrônica entre os filmes O anjo nasceu (1969) e Cuidado, Madame (1970, obras do brasileiro Júlio Bressane, e a teoria contemporânea da sensorialidade no cinema, desenvolvida a partir dos anos 1990, por autores como Steven Shaviro, Laura Marks, Vivian Sobchack. Teorias que buscam discutir a dimensão sensorial do cinema e seus efeitos no corpo do espectador, em outras palavras, a materialidade corpórea da experiência fílmica.
A ideia é pensar como podemos ler aqueles filmes com a perspectiva de uma teoria desenvolvida quase três décadas depois, na medida em que a obra de Júlio Bressane investe contra toda uma lógica de uma narrativa cinematográfica teleológica e de uma mise-en-scène clássica e mesmo seus desdobramentos no cinema moderno.