Defesa de dissertação - Diego Pereira da Rocha
Título: “Do presencial ao Digital: Performance Coral em Video-Mosaico sob a Perspectiva das Músicas Audiotáteis"
Data: 30/05/2025
Horário: 09:00h (Brasília)
Local: Webconferência - https://meet.google.com/fxd-ytsp-dth
Banca Examinadora:
Prof. Dr. Fabiano Araújo Costa (Orientador – PPGA/UFES)
Prof. Dr. Daniel Tápia (Avaliador Interno – PPGA/UFES)
Prof. Dr. Alexandre Siqueira de Freitas (Avaliador Interno – PPGA/UFES)
Profa. Dra. Doriana Mendes Reis (Avaliadora Externa – PPGM/UNIRIO)
Profa. Dra. Hellem Pimentel Santos Figueiredo (Avaliadora Externa – DTAM/UFES)
Resumo: Esta dissertação investiga as transformações ocorridas na prática do Coral da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) diante da migração para o ambiente digital durante a pandemia de COVID-19. A pesquisa tem como foco principal a análise da performance da música Angélica (Chico Buarque e Miltinho), apresentada no formato de vídeo mosaico, como reflexo das adaptações técnicas, estéticas e pedagógicas vivenciadas pelo grupo. Fundamentada na Teoria das Músicas Audiotáteis (TMA), de Vincenzo Caporaletti, a investigação busca compreender de que forma a mediação tecnológica alterou a experiência vocal, a percepção sonora e a construção coletiva da performance coral. A metodologia adotada é qualitativa, estruturada como estudo de caso, com base em análise documental, entrevistas com a regente, monitores e coristas, além da observação e avaliação de materiais audiovisuais produzidos pelo grupo durante o período pandêmico. Os resultados evidenciam que a transição para o meio digital redefiniu profundamente os modos de produção musical, ampliando o papel da escuta ativa, da autonomia individual e da pós-produção como elementos centrais da performance coral. A pesquisa contribui para os debates sobre as interseções entre música, tecnologia e pedagogia, destacando a resiliência do canto coral diante das rupturas de mídia e as possibilidades formativas e expressivas em contextos mediados digitalmente.
Palavras-chave: Canto coral; Coros virtuais; Teoria das Músicas Audiotáteis; Mídia digital; Performance vocal