Groove, improvisação e interação musical: pertinência audiotátil e transculturalidade

Resumo: Groove, improvisação e interação musical são temas consagrados no âmbito dos estudos musicológicos do século XX e XXI, e têm suscitado debates e alcançado aplicações nos mais vastos campos disciplinares das ciências. Os subcampos disciplinares da musicologia que tradicionalmente se ocupam desses temas, como a Música Popular, a Etnomusicologia e o Jazz Studies, têm tratado esses fenômenos a partir de critérios de comunicação, como a oralidade/escrita, e de critérios sociológicos, como o popular/erudito. Apesar do pioneirismo e das inúmeras conquistas e avanços desses estudos, tais critérios não comportam adequadamente as dinâmicas inter e transculturais das músicas dos séculos XX e XXI promovidas como efeitos das mediações antropológicas (sobretudo a fonografia, e o mundo digital) sobre a criatividade humana e seus modos de representação artística. Este projeto propõe, através de um levantamento sistemático da literatura musicológica, e de fontes discográficas, entrevistas e audiovisuais, tematizar as variadas formas de manifestação do groove, da improvisação e da interação musical, nas culturas e microculturas musicais, considerando em chave crítica o modelo taxonômico da Teoria das Músicas Audiotáteis, que distingue os sistemas e experiências musicais em função de suas mediações cognitivas e culturais determinantes, definindo assim três grandes realidades musicais: (1) Músicas de Tradição Escrita Ocidental; (2) Músicas de Tradição Oral; e (3) Músicas Audiotáteis (jazz, rock, pop, rap, música popular brasileira, músicas improvisadas, world music, etc.). A análise das poéticas, estéticas, manifestos, práticas, declinações semânticas dos referidos fenômenos nas respectivas culturas, das fontes, das abordagens analíticas, etc, subsidiará futuras discussões para a compreensão da pertinência audiotátil no conhecimento das dinâmicas inter e transculturais desses fenômenos e do seu potencial heurístico.

Data de início: 14/05/2018
Prazo (meses): 24

Participantes:

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Coordenador FABIANO ARAUJO COSTA
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