Tópicos Especiais em Interartes II: Arte digital e narrativas contemporâneas

Código: PPGA0305
Curso: Doutorado em Artes
Créditos: 4
Carga horária: 60
Ementa:

A arte digital, análise de exemplos da aplicação de tecnologia digital em obras de arte. Introdução a programação visual e sonora, introdução a componentes digitais embarcados em obras artísticas. discursos e narrativas estéticas na contemporaneidade; formas de intertextualidade visual e audiovisual. Proposição de formas de articulação entre fenômeno, fruição e experiência na cultura das imagens e da sonoridade.

Bibliografia:

ARANTES, Priscila. @rte e mídia: perspectiva da estética digital. São Paulo, SP: Ed. SENAC São Paulo, 2005.

DOMINGUES, Diana (Org.). A Arte no Século XXI: a humanização das tecnologias. São Paulo: UNESP, 2003.

DOMINGUES, Diana (Org.). Arte, ciência e tecnologia. São Paulo: Ed. da UNESP, 2009.

FLUSSER, Vilém. O universo das imagens técnicas. São Paulo, SP: Annablume, 2008. BC UFES Call number: 77 F646u

GASPARETTO, Débora Aita. O 'curto-circuito' da arte digital no Brasil. Santa Maria, RS: Ed. do Autor, 2014. GRAU, Oliver. Arte virtual: da ilusão à imersão. São Paulo, SP: Ed. da UNESP: Ed. SENAC, 2007.

GRAU, Oliver; HOTH, Janina; WANDL-VOGT, Eveline (eds.). Digital art through the looking glass Krems: Edition Donau-Universität, 2019. https://doi.org/10.11588/artdok.00006566 (acesso livre)

KITTLER, Friedrich. Gramophone, Film, Typewriter. Stanford: Stanford University Press, 1999.

LEÃO, Lucia (Org.). O Chip e o caleidoscópio: reflexões sobre as novas mídias. São Paulo: SENAC, 2005. Call number: 316.774 C541

LEÃO, Lucia (Org.). O Chip e o caleidoscópio: reflexões sobre as novas mídias. São Paulo, SP: Ed. SENAC São Paulo, 2005.

LEMOS, André. Arte eletrônica e cibercultura. Revista Famecos, 2008, vol. 4, nº 6, p. 21-31.

LÉVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: Loyola, 1999.

MAGALHÃES, Ana Gonçalves; BEIGUELMAN, Giselle. Futuros Possíveis: arte, museus e arquivos digitais. Editora Peirópolis LTDA, 2014.

MANOVICH, Lev. Software takes command: extending the language of new media. New York: Bloomsbury, 2013. http://dx.doi.org/10.5040/9781472544988 (acesso livre)

MANOVICH, Lev. The language of new media. Cambridge: MIT Press, 2001. Call number: 316.77 M279l

NAVAS, Eduardo. Remix Theory: The Aesthetics of Sampling. New York: Springer, 2012. 

PLAZA, Julio. Arte e interatividade: autor-obra-recepção. ARS (São Paulo), 2003, vol. 1, nº 2, p. 09- 29.

PRADA, Juan Martín. Prácticas artísticas e Internet en la época de las redes sociales. Madrid: Akal, 2012.

RUSH, Michael. Novas mídias na arte contemporânea. São Paulo: Martins Fontes, 2006. BC UFES Call number: 73 R953n

SANTAELLA, Lucia. Culturas e artes do pós-humano: da cultura das mídias à cibercultura. São Paulo: Paulus, 2003.

SHANKEN, Edward A. Inventar el Futuro: Arte – Electricidad – Nuevos Medios. New York: Departamento de Ficción, 2013.

SIEGERT, Bernhard. Cultural techniques: grids, filters, doors, and other articulations of the real. New York: Fordham University Press, 2015.

WARK, McKenzie. A hacker manifesto. London: Verso, 2004.

Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910